Um fato novo chama atenção na indústria fonográfica norte-americana: pela primeira vez na história, a venda de álbuns de catálogo (discos já lançados há pelo menos um ano e meio) superou a venda dos novos. A informação foi confirmada pela Nielsen, empresa que faz a contagem dos rankings das vendas de CDs publicados semanalmente pela revista Billboard.
Os dados se referem a 2015, mas não há detalhes sobre qual seria o motivo para essa virada. Uma das hipóteses está relacionada ao boom dos serviços do streaming. Com cada vez mais usuários, muitas pessoas poderiam ter optado por ouvir os lançamentos através desses serviços, ao invés de comprar o álbum, seja em uma loja física ou digital.
O crescimento do streaming provocou até uma mudança na maneira que a RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos) certificará os trabalhos. A partir de agora, as reproduções nesses serviços também valerão para conceder Discos de Ouro ou Platina. “Modernizar nossos prêmio para incluir o streaming de música é o passo lógico na evolução contínua dos prêmios de Ouro e Platina, e assim permite que a RIAA recompense melhor os sucessos dos discos de hoje”, diz Cary Sherman, presidente da associação.