Notícias

GRAMMY Latino apoia projetos brasileiros

A Fundação Cultural Latin GRAMMY concederá pela terceira vez apoio financeiro a projetos que, de alguma maneira, preservam o patrimônio musical da América Latina. A entidade anunciou hoje (quarta) que sua fundação selecionou quatro projetos apresentados por acadêmicos de instituições internacionais. Cada um deles receberá até 5 mil dólares.

Segundo Manolo Díaz, Vice-Presidente da Fundação Cultural Latin GRAMMY, o grupo de escolhidos representa a fusão cultural do patrimônio musical latino-americano. “A pesquisa e a preservação destes estudos abre espaço para que novas gerações descubram o legado dos gêneros que continuam a nos inspirar até hoje”, acrescentou.

Na realidade, são duas subvenções distintas: uma para preservação e outra para pesquisa. A primeira foi concedida a projetos inscritos pelo espanhol Jordi Roquer, da Universidad Autónoma de Barcelona, e pelo brasileiro Raul Almeida Rodrigues. O projeto de Roquer tem como objetivo a digitalização de rolos de pianola emitidos entre 1905 e 1930 por diferentes gravadoras equatorianas. Já a ideia de Rodrigues é criar um aplicativo e uma plataforma digital que permitirão aos percussionistas compartilhar suas gravações e composições com músicos de todo o mundo ao vivo, oferecendo um catálogo único que enriquecerá o legado musical destes músicos na América Latina.

A segunda subvenção também agraciou um brasileiro. Trata-se do Dr. Juan Francisco Sans (Brasil), cujo projeto escolhido consiste na publicação de partituras musicais que incluem 32 árias de compositores latino-americanos do período de dominação hispânica. Este material proverá a cantores e docentes um repertório inédito para as cátedras de canto e salas de concerto.

O outro projeto escolhido, embora criado por uma norte-americana (Carol Darr), também tem ligação com nosso país. Intitulado “Tradições Musicais do Congado Mineiro e Juventude de Hoje”, o estudo apresenta uma pesquisa sobre a estrutura musical do gênero afro-brasileiro Congado Mineiro, registrando as similaridades e diferenças entre as expressões culturais e musicais do século XIX da comunidade de mesmo nome.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo