Notícias

Inimigos da HP em DVD simples e grandioso

Inimigos da HP dest

Ao longo de 17 anos de carreira, o grupo Inimigos da HP ficou conhecido no Brasil inteiro por seu pagode pop, com direito a uso de teclados, guitarras elétricas, batidas diferenciadas e tudo mais a que tinham direito. Porém, apesar da veia pop, a origem do Inimigos está nas rodas de samba, assim como milhares de outros grupos que surgem por todo o país. Foram nesses encontros entre amigos que compartilhavam o gosto pelo ritmo genuinamente brasileiro que aqueles universitários descobriram que o futuro deles passava longe dos escritórios.

Depois de alguns DVDs com estruturas gigantescas, recorde de público em Curitiba, casa lotada em São Paulo, chegou o momento de lembrar o clima daquelas primeiras apresentações, no fim dos anos 90. Em dezembro, o Inimigos da HP registrou, no Lapa 40º (capital paulista), o trabalho mais intimista de sua carreira. “Desde o início, a ideia era fazer um DVD bem diferente dos outros. Só que isso não quer dizer que não seja grandioso. Utilizamos menos instrumentos do que costumamos levar para um show completo, sem deixar de prezar pela qualidade nos arranjos. A bateria saiu mais suave, não teve guitarra elétrica, mas teve violão, baixo, bandolim e ukulele, que casou muito bem com nosso som”, explica o vocalista Sebá.

A produção musical ficou a cargo de Leandro Lehart, um dos grandes expoentes do pagode dos anos 90 – produtor, compositor de sucesso e líder do Art Popular. Em seu currículo também consta a produção do DVD “Amizade Sincera 2”, de Renato Teixeira e Sérgio Reis. O trabalho conquistou o Latin GRAMMY 2015, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Além dessas credenciais, Leandro ainda tem participação fundamental numa faixa que promete ser bem executada por aí. Conhecendo bem tanto o pessoal do Inimigos quanto do Molejo, o produtor lembrou que os dois grupos são muito requisitados para festas de formatura. Por isso, sugeriu a Sebá que convidasse Anderson para criarem, juntos, uma música sobre esse tema. “Cara, achei a ideia genial. Escrevi a letra, mandei para o Anderson e ele me respondeu com a música depois de três dias. Essa é nossa primeira parceria, mas rolou uma energia muito bacana”, diz Sebá. O resultado é a faixa “Formatura”, que contou com a participação do próprio Anderson na gravação do DVD. Leandro também participa da canção Redes sociais que, segundo ele, traz uma nova abordagem ao seu sucesso Telegrama, gravado pelo Art Popular e Exaltasamba. “Hoje muitos jovens nem sabem o que é mandar um telegrama, por isso abordamos as trocas de mensagens na web”, conta Lehart.

HINO DOS FORMANDOS

Sebá curtiu tanto o resultado de Formatura, que já imagina a música se tornando uma espécie de hino dos estudantes em fase de conclusão de curso. “A letra fala sobre essa convivência do período da universidade, as experiências que os alunos vivenciam até chegar àquele momento inesquecível de ser diplomado”, explica. “Espero que caia no gosto da galera e de outros artistas que costumam se apresentar nesse tipo de festa”, completa.

A propósito, o vocalista ressalta a importância que festas de formatura e eventos corporativos tem na agenda do grupo. “Nós fazemos muitos eventos fechados, principalmente de universitários e colegiais. O bom é que esse público, predominantemente jovem, é formador de opinião”, avalia. O cantor considera a energia do show do Inimigos como essencial para as comissões escolherem o grupo para animar as festas. “Às vezes, as apresentações começam às quatro da manhã. Então, você tem que chegar, chegando, com um show pra cima – bem ao nosso estilo”.

A outra participação do DVD fica por conta de Péricles. “Além de ser nosso amigo, ele representa muito para o mundo do samba”, elogia Sebá. O ex-vocalista do Exaltasamba divide os vocais em “Frisson”, escolhida como primeiro single do trabalho. A canção começou a tocar nas rádios em abril. Além das inéditas, o repertório ainda conta com sucessos como “Toca Um Samba Aí”, “Bons Momentos” e “Nosso Filme”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo