Notícias

Lulu Santos lidera lista de arrecadação no RIR 2015

Lulu Santos 2015 dest

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) distribuiu cerca de R$ 6,7 milhões em direitos autorais, referentes às músicas tocadas na última edição do Rock In Rio, em 2015. Segundo levantamento, 1396 titulares e associações receberam direitos pela execução das suas músicas durante os dias de festival.

Entre as músicas mais tocadas, destaque para o clássico “Hit That Jive, Jack”, de Nat King Cole. Na sequencia, aparecem os hits “Chop Suey”, do System Of a Down, e “Can’t Stop”, do Red Hot Chilli Peppers. Lulu Santos foi o artista que mais recebeu direitos pelas músicas tocadas no Rock In Rio. Na segunda colocação, aparece Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, seguido por Josh Homme, vocalista da banda Queens Of The Stone Age.

Confira o Top 10:

1 Lulu Santos

2 Herbert Vianna

3 Josh Homme (Queens Of The Stone Age)

4 Daron Malakian (System Of a Down)

5 Ryan Tedder (OneRepublic)

6 Elton John

7 Bernie Taupin

8 Luciano Garcia (CPM 22)

9 Freddie Mercury

10 Andrés Giménez (De La Tierra)

O gerente executivo de arrecadação do Ecad, Márcio Fernandes, destaca que o Rock In Rio efetua o pagamento da retribuição autoral desde sua primeira edição, em 1985. “Por se tratar do maior festival de música realizado no país e estando ainda entre os principais do mundo, é imprescindível a consciência por parte dos organizadores com o pagamento do direito autoral para os milhares de titulares que têm suas músicas executadas nas apresentações. Esta atitude condiz totalmente com o modelo de empresa correta, que é a percepção que o público tem do Rock In Rio”, diz Márcio.

O vice-presidente do Rock In Rio, Roberto Medina, também destaca a importância do respeito ao direito autoral. “Existem muitos talentos que trabalham na música que não necessariamente são aqueles que estão em cima do palco. Se eles não tivessem tido o dom de compor aquela música, a gente não sentiria aquela vibração, não levaria aquela mensagem para casa, a gente não sentiria da mesma forma”, avalia o executivo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo