Destaque

Maluma e Residente lideram indicações ao Latin GRAMMY

A Academia Latina da Gravação anunciou, hoje (terça), os nomes dos indicados ao GRAMMY Latino deste ano. O porto-riquenho Residente e o colombiano Maluma foram os artistas mais lembrados. Integrante da dupla Calle 13, Residente foi indicado em nove categorias por canções diferentes gravadas em seu projeto solo. Já Maluma, que concorre aos prêmios de “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”, com o sucesso “Felices Los 4”, aparece em sete indicações.

Também para as duas categorias supra-citadas, foi indicado o maior sucesso da música mundial na temporada, “Despacito”, de Daddy Yankee e Luis Fonsi. Como co-autora da canção, a panamenha de origem brasileira Erika Ender está indicada ao lado dos porto-riquenhos para “Canção do Ano”. Ela também recebeu uma indicação na categoria “Melhor Álbum de Cantor e Compositor”, por “Tatuajes”.

Shakira, J Balvin, Ricardo Arjonas, Juanes, David Bisbal, Alejandro Fernández e Juan Gabriel são alguns dos outros astros da música latina com indicações importantes à 18ª edição do prêmio. Entre os brasileiros, destaque para Rael e Emicida, indicados com “A Chapa É Quente” (Sony Music) em “Melhor Canção Urbana”. Rael também aparece na categoria “Melhor Álbum Urbano”, graças a “Coisas do meu Imaginário” (Laboratório Fantasma).

O Brasil também foi representado em outras categorias por Cesar Camargo Mariano (Melhor Álbum Instrumental), Antonio Adolfo e Eliane Elias (Melhor Álbum de Jazz Latino) e Flavio Chamis & André Mehmari (Melhor Composição Clássica Contemporânea). Outros quatro artistas brasileiros tiveram o álbum indicado à “Melhor Projeto Gráfico”: Fernanda Takai, Pirombeira, Gustavo Galo e Três no Samba (projeto de André Mehmari, Eliane Faria & Gordinho do Surdo). Nesta categoria, no entanto, os premiados são os artistas plásticos responsáveis pelo projeto.

Já Aline Barros, Paulo César Baruk & Leandro Rodrigues, Fernanda Brum, Padre Fábio De Melo, Bruna Karla e Eli Soares são os brasileiros indicados a “Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa”. Finalizando, Rodrigo de Castro Lopes e Moogie Canazio concorrem a “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação” por seus trabalhos com Eliane Elias e Zanna, respectivamente. E o mesmo Moogie foi indicado na categoria “Produtor”, assim como Hamilton De Holanda, Marcos Portinari e Daniel Santiago (os três por “Casa de Bituca”, de Hamilton de Holanda).

Nas categorias brasileiras, AnaVitória, Mano Brown, Tiago Iorc, Jamz e Ludmilla concorrem a “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo”; Blitz, The Baggios, Curumin, Nando Reis e Metá Metá concorrem a “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa”; Mart’nália, Luciana Mello, Diogo Nogueira, Roberta Sá e o produtor Alfonso Carvalho (por “Samba Book: Jorge Aragão”) foram indicados a “Melhor Álbum de Samba/Pagode”

Já Silva, Alexandre Pires, Zanna, António Zambujo e o trio formado por Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise concorrem a “Melhor Álbum de MPB”. A categoria “Melhor Álbum de Raízes” foi a única brasileira com seis indicações: Patricia Bastos, Pinduca, Trio Nordestino, Bruna Viola e Yangos, além dos produtores Serena Assumpção, Dipa & Dipo Pegoraro, por “Ascenção”. E o prêmio de “Melhor álbum de música sertaneja” ficará entre Daniel, Luan Santana, Marília Mendonça, Day & Lara e Simone & Simaria.

Destaque ainda para as cinco músicas concorrentes ao prêmio de “Melhor Canção em Língua Portuguesa”: “Noturna (Nada de Novo na Noite)”, de Marisa Monte, Silva & Lucas Silva (gravada por Silva e Marisa Monte), “Pé Na Areia”, de Cauique, Diogo Leite & Rodrigo Leite (gravada por Diogo Nogueira), “Só Posso Dizer”, gravada e composta por Nando Reis, “Trevo (Tu)”, de Ana Caetano e Tiago Iorc (gravada pela dupla AnaVitória, com participação de Tiago Iorc) e “Triste, Louca Ou Má”, gravada e composta por Francisco, El Hombre.

Confira aqui todos os artistas indicados!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo