Notícias

All You Need Is Love estará em exposição sobre os Beatles

ALLYOUNEEDISLOVE1

Informar que o grupo All You Need Is Love estreou em abril um show especial chega a ser uma injustiça. Embora o próprio release oficial traga essa informação sobre o espetáculo “Beatles na Favela”, quem conhece o trabalho dessa banda beatle brasileira sabe que a preocupação com detalhes e a competência musical do quarteto tornam especial cada uma de suas apresentações.  Arranjos originais e vocais muito semelhantes na interpretação dos maiores hits do “Fab Four” somados a figurinos e trejeitos idênticos, instrumentos vintage e até aos diálogos em inglês no palco tem proporcionado a milhares de espectadores em todo o Brasil (e também no exterior) a sensação quase real de estar diante de John, Paul, George e Ringo. Porém, após anos de turnê com os shows dos DVDs “All You Need Is Love” (2010) e “Ao vivo na Inglaterra” (2013), era chegada a hora de criar algo ainda mais impactante.

“Queríamos surpreender de novo o público, mas não apenas em detalhes com roupas, instrumentos e cenários. Decidimos então colocar outros elementos artísticos no palco e agregar a essa mudança algum trabalho social fora dele”, explica Carlos Branco, empresário do grupo e diretor geral do novo espetáculo. Uma parceria firmada com o grupo cultural AfroReggae possibilitou que os dois objetivos fossem atingidos na nova turnê.

[unitegallery beatles]

Dançarinos, artistas do Afro Circo e a orquestra AfroReggae se juntaram então ao quarteto beatle, sendo todos dirigidos pela Vortice Dance, companhia portuguesa com experiência em musicais dos mais variados tipos. Dois de seus melhores profissionais, Rafael Carrizo e Claudia Martins, ficaram três meses no Brasil ensaiando com a equipe.

O resultado encantará os mais exigentes beatlemaníacos, segundo Rodrigo Tedesco, sócio de Branco na Let it Be Entertainment, empresa responsável pela carreira do All You Need Is Love. “Não quero que essa matéria tenha ‘spoilers’ (risos), pois o mais legal do show são as surpresas, mas dá pra adiantar que o musical conta com muita tecnologia, projeção em 3D em diversas partes do palco, mais de uma tonelada em equipamentos e 14 trocas de roupa. São 34 artistas em cena e mais de 50 profissionais envolvidos”, revela, entusiasmado. Toda essa estrutura foi possível graças ao patrocínio de marcas fortes como Ambev, Laboratório Buenos Aires e Itaú, via Lei Rouanet.

A presença de artistas circenses num espetáculo Beatle pode logo nos remeter ao aclamado “Love”, show produzido pelo Cirque du Soleil, em Las Vegas. Segundo os sócios, não dá pra fazer comparações entre os dois musicais. “A proposta de ‘Beatles na Favela’ é diferente. Não queríamos um espetáculo de circo com músicas dos Beatles, mas sim um show da banda com surpresas e um forte apelo social”, explica Branco. “O musical passará por 30 cidades. Será uma experiência inédita para muitos jovens do AfroReggae, que jamais haviam saído em turnê nacional. Além disso, faremos três apresentações gratuitas nas comunidades cariocas do Canta Galo, Rocinha e Vigário Geral. E em todas as cidades da turnê haverá oficinas de música e palestras do AfroRegae e da própria banda, com uma breve introdução à história dos Beatles”, completa Rodrigo.

A “palestra beatle” será conduzida por Sandro Peretto, o “John Lennon” e único integrante da formação original do AYNIL. Os outros integrantes são Felipe Malagutti (Paul), Fábio Carrara (Ringo), Henrique Cesarine (George) e o maestro Mario Lucio Marques (George Martin, considerado o quinto Beatle).

Em paralelo ao “Beatles na Favela”, o grupo também estreou recentemente uma nova versão de seu show “apenas” musical. A apresentação traz figurinos diferentes e uma novidade no repertório, que também pode ser conferida nos shows com o AfroReggae: a presença de sucessos da carreira-solo dos Beatles. Destaque para “My Sweet Lord”, “Imagine” e “Live Or It Die”.

Outra mudança em 2016 é que a tradicional empresa carioca Master Show, de Eliezer Lemos, passou a comercializar os shows da banda, em parceria com a Let it Be.

The Beatles Experience 

O novo musical não é a única investida dos empresários do All You Need Is Love neste ano. No dia 20 de agosto, estreará no Shopping Eldorado, em São Paulo, o evento The Beatles Experience, provavelmente a maior e mais complexa exposição sobre os Beatles já realizada no planeta.

O projeto era um sonho antigo de Branco, mas começou a tomar forma após as apresentações do All You Need no Rock in Rio 2013. “Ali tivemos a chance de conhecer representantes do governo inglês ligados ao turismo. O que possibilitou que apresentássemos a ideia para a prefeitura de Liverpool e a inúmeras empresas ligadas de alguma maneira aos Beatles. Conseguimos parcerias importantes com a Agrekko, uma das maiores empresas de geradores do planeta, sediada em Liverpool, e a Getty Images, que nos fornecerá centenas de fotos e videos do grupo”, conta o empresário. Orçada em mais de 10 milhões de reais, a exposição já conta com patrocínios da Cultura Inglesa e Smiles.

Os visitantes do evento terão a chance de reviver, em ordem cronológica, os momentos mais marcantes da história do quarteto inglês. “Desde o ‘nascimento’ dos Beatles, quando John e Paul se conheceram numa igreja em Liverpool, passando pela ‘invasão aos Estados Unidos’, a fase psicodélica, as turnês mundiais, a separação, até chegar aos trabalhos solo realizados por cada um dos quatro integrantes”, deixa escapar Tedesco.

Espaços históricos na trajetória do grupo, como o Cavern Club, os estúdios Abbey Road e a Penny Lane Square, serão recriados numa tenda climatizada de 2500 m2. Ítens de época, objetos pessoais dos beatles, projeções em 3D, encenações de momentos vividos pelo grupo e muitas surpresas (algumas interativas) também serão destaque na exposição, que contará com algumas apresentações ao vivo, claro, do All You Need Is Love.

A exposição ficará em cartaz até 8 de novembro. Após a temporada em São Paulo, a “experiência beatle” chegará a outras capitais brasileiras e também será montada no exterior.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo