A dupla Rionegro & Solimões é um capítulo à parte na história da música brasileira. Com estilo próprio, irreverente, mas sem deixar de fazer alusão às raízes do campo, ela conquistou público em todas as faixas etárias e classes sociais. E é exatamente esta pegada que segue o novo single, “Playboy Fazendeiro”.
Apesar da crise, a dupla fechou 2015 com um saldo extremamente positivo. Fez quase 200 shows ao longo do ano e conseguiu emplacar a música “Furacão” entre as mais tocadas do Brasil, além de manter nas paradas os hits “Cavalão Tá Doidão” e “O cowboy Vai Te Pegar” – ambos de 2013.
Para 2016, o duo aposta na força de “Playboy Fazendeiro”, sobretudo entre o público jovem. Esta música marca a parceria em produção musical de Rionegro com Fernando Zor (que faz dupla com Sorocaba) e carimba o sucesso do duo, responsável por êxitos como “Cavalão Tá Doidão”. “Fernando é um profissional antenado com as novidades da música e isso agrega muito ao repertório de Rionegro & Solimões. Não podemos deixar de nos atualizar”, analisa o primeira voz.
Por sua vez, Solimões justifica que é perfeitamente normal a dupla flertar com outros estilos, como o country e o sertanejo universitário. “Um artista não pode agradar somente a um público específico. Ele tem que chegar ao máximo de pessoas e é isso que estamos conseguindo fazer. Temos nos reinventado a cada novo single”, declara. “Além disso, somos uma dupla com quase 30 anos de estrada e é preciso renovar nosso público”, completa.
Só para questão de registro, Rionegro & Solimões é uma das duplas do mainstream que mais utiliza elementos da música country. Apesar de seus últimos sucessos terem sidos focados em batidões, eles não deixam de lado as linhas e riffs de guitarra. Essa ligação com o gênero norte-americano ficou explícita em “Furacão”, lançada em agosto do ano passado. A música conta com alguns instrumentos diferenciados, como banjo. “Nossa proposta é a fusão do caipira com o country. Quem nos ajudou muito nisso foi o maestro Pinocchio. Há algum tempo ele nos apresentou toda a tecnologia envolvida na música norte-americana e a partir de então passamos a nos interessar por este crossover”, detalha Rionegro.
A irreverência de Solimões nas redes sociais foi o fator decisivo para a dupla conquistar de vez a popularidade entre os fãs mais jovens.O cantor é um dos grandes destaques da música no Instagram graças às suas poses e cliques inusitados. Com mais de 215 mil seguidores na plataforma, o artista segue com louvor a cartilha de webcelebridade. Posta selfies, grava vídeos e interage diretamente com seus seguidores.
Uma de suas fotos mais curtidas é a que ele se veste de personagem de faroeste, com direito a sobretudo e chapéu de aba. “Faço essas brincadeiras de forma inocente. Sou irreverente e nada mais natural do que passar essa imagem em um perfil pessoal nas redes sociais. E olha que eu nunca pensei que fosse usar a internet. Comecei na web por curiosidade. Via que os fãs postavam minhas fotos e ficava intrigado”, revela o baixinho. “Essa popularidade nos ajudou muito. Adolescentes e crianças passaram a frequentar os nossos shows e a cantar nossas músicas graças a identificação com Solimões. A conectividade com o público mais jovem é muito importante para nos manter no mercado”, completa Rionegro.
PLANOS E METAS
Para 2016, a dupla promete não deixar de lado seu público mais conservador. Entre um hit pop e outro, RN&S afirmam que gravarão novas modas de viola para incluí-las no repertório do novo show que está por vir. “Não podemos, de maneira nenhuma, esquecer o público que nos consagrou. A ideia é montar um set-list com modões antigos, novas músicas românticas e intercalar com batidões para o público dançar e tomar algumas pingas”, brinca Rionegro.
2016 também será o ano em que finalmente RN&S gravarão seu mais novo DVD. Mas para isso a dupla busca empresas patrocinadoras. “O mercado mudou muito e precisamos de parcerias para gravar um projeto com qualidade audiovisual e de produção. Estamos com o show novo e músicas inéditas engatilhadas para este novo produto”, declara Solimões.