Patrocinado por uma empresa da área de saúde, foi publicado ontem, sexta-feira, no YouTube uma nova e emocionante versão para o clássico “Paisagem da Janela”, de Lô Borges e Fernando Brant, lançado originalmente em 1972 na voz de Milton Nascimento na histórico álbum “Clube da Esquina” — e depois regravado por inúmeros artistas, incluindo o próprio Lô. Trata-se de um vídeo colaborativo contendo quase quatro mil registros, em fotos e vídeos, de pessoas de 26 estados brasileiros e 22 países, como Alemanha, Austrália, Canadá, Caribe, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Catar, Suécia e Tailândia.
Com letra extremamente apropriada ao momento de isolamento social atual, o vídeo foi postado no canal oficial de Lô Borges e da empresa Hermes Pardini, que atua na área de medicina diagnóstica e patrocina a ação. O trabalho foi dirigido por Conrado Almada, que esteve à frente de videoclipes de artistas como Sandy, Pato Fu, Skank, Paula Fernandes, Capital Inicial e Jota Quest.
O processo colaborativo foi possível após um convite do próprio Lô Borges, em meados de abril. Na ocasião, ele pediu às pessoas que enxergassem o isolamento social por outro ponto de vista, inspirados pela canção. O apelo foi por meio de um vídeo publicado na internet, em que ele tocava e cantava da varanda da sua casa. Em 15 dias, milhares de pessoas buscaram novos olhares para a pandemia e encontraram momentos de respiro em meio ao caos. As redes sociais refletiram esse movimento, com as postagens marcando a #dajanelalateral.
Assim, foram chegando os registros do que era visto pelas janelas de casas e apartamentos de norte a sul do país e ainda além das fronteiras, ao som de trechos da canção, que tem tudo para ser o hino do momento. Em meio a anônimos cantando versos da canção, aparecem nomes conhecidos como Rogério Flausino, Henrique Portugal (Skank), Marco Tulio (Jota Quest), Zeca Camargo e Tato Santa Cruz (Falamansa).
Assista ao vídeo colaborativo do clássico “Paisagem da Janela”: