Destaque

Ana Gabriela sobe último single do álbum “Baseado em Fatos Reais”

A cantora paulista Ana Gabriela — que ficou conhecida nacionalmente pelo hit “Deixa” (gravado com a banda Lagum e que conta com 330 milhões de plays nas plataformas) –, dá continuidade à divulgação seu álbum “Baseado em Fatos Reais (Menos as Partes que eu Inventei)”, lançando em áudio e vídeo o novo single, “Será Que é Este Mesmo o Nosso Fim?”, um dueto potente com Nairo, um dos nomes mais promissores da nova cena pop romântica brasileira.

O encontro entre Ana e Nairo une duas vozes que falam de amor com intensidade, vulnerabilidade e lirismo. A canção emocional narra um momento de ruptura e questionamento: quando amar já não parece suficiente para sustentar uma história. Com produção de Janluska e Gabriel Duarte Mendes, a faixa se destaca pela delicadeza dos arranjos, pelo diálogo lírico entre os intérpretes e por uma melodia que ressoa como despedida e reencontro ao mesmo tempo.

“Essa música nasceu de um lugar muito específico, quase como se fosse a última página de um diário. Tê-la com o Nairo deu uma força ainda maior para esse sentimento, porque ele também canta com o coração aberto e entende o quanto o amor pode ser bonito mesmo quando termina”, comenta Ana. “Eu flerto ter um feat com a Ana desde antes de conhecê-la. Receber esse convite foi realizar um sonho pessoal meu. Quando ela me mandou a música eu estava em Tocantins com minha família e fiquei muito feliz. Antes de ouvir, eu já tinha aceitado”, confessa Nairo. “Espero que essa música toque nos corações das pessoas assim como tocou no meu desde a primeira vez que ouvi, completa.

O projeto, que já vinha sendo apresentado em capítulos com os singles “Sofrer Por Você” (abaixo), “Encontro de Alma”, “Assim” e “Quanto Tempo Tem o Tempo?”, agora ganha sua versão integral, costurando memórias reais com liberdade poética e ponto de vista. “A narrativa segue a linha do tempo de um relacionamento, da paixão ao fim, passando por entrega, contradição, apego e descobertas, sempre muito pessoal”, diz a cantora, nascida em São José dos Campos.

Além da narrativa musical, o álbum “Baseado em Fatos Reais (Menos as Partes que Eu Inventei)” ganha vida também através dos visualizers que acompanham as faixas. Com uma estética cinematográfica e intimista, metade dos vídeos foi gravada em meio às paisagens arrebatadoras da Patagônia chilena e argentina, reforçando o tom emocional e contemplativo do projeto. As locações naturais — estradas desertas, lagos cristalinos, montanhas nevadas — ajudam a traduzir visualmente os sentimentos de descoberta, saudade e reconexão presentes nas letras.

Com influências do R&B e da cena pop urbana, Ana Gabriela — que só no Spotify tem mais de dois milhões de ouvintes mensais — se reinventa sem perder a essência confessional que conquistou milhões de fãs desde seus primeiros vídeos no YouTube. A estética sonora do disco traz beats suaves, sintetizadores envolventes e letras que ecoam experiências coletivas, especialmente entre o público LGBTQIAPN+, com quem a artista mantém forte conexão. O álbum também ganha vida nos palcos a partir de agosto com a turnê “Baseada em Fatos (Quase) Reais”, que passará, por enquanto, por sete capitais brasileiras.

Topo