Destaque

“Efeito”, de Ana Cacimba, une o pop com batidas de funk

Nascida em Diadema (ABC paulista), a cantora e compositora Ana Cacimba lançou no último fim de semana o single “Efeito”, cuja temática exalta o amor na sua forma mais pura e curativa, segundo ela afirma. Produzida por Dmax, a faixa mistura sonoridades do pop com batidas de funk, criando uma quentíssima sonoridade. “Diferente das narrativas de paixões avassaladoras, ‘Efeito’ fala sobre um amor tranquilo, que não prende nem machuca, mas acolhe e transforma”, reforça.

Escrita como uma carta de despedida para seu melhor amigo antes de sua mudança para o Rio de Janeiro, a canção ganhou um novo significado quando os dois, anos depois, se tornaram um casal. Com versos sinceros e um ritmo pulsante, a obra transmite uma sensação de liberdade e conexão, evocando o calor de um verão que se prolonga por todas as estações.

O videoclipe de “Efeito” reforça essa atmosfera com uma estética inspirada nas pin-ups dos anos 60, trazendo uma praia minimalista e um visual color block. A direção é Kadu Borges. O resultado é um projeto que traduz o romantismo e a sensualidade da música, ao mesmo tempo em que explora a personalidade pop e MPB da artista, com influências que vão de Duda Beat a Rachel Reis, passando por Marina Lima e Jean Tassy.

Descendente de quilombolas, Ana viralizou com seus vídeos tocando asalato e cantando cantigas tradicionais. O asalato, instrumento de percussão da costa oeste africana que ela também confecciona, é a marca registrada de seu trabalho e está presente no registro como um elemento essencial.

Assista ao clipe de “Efeito”, novo single de Ana Cacimba:

Topo