
A cantora IZA acaba de subir nas plataformas dois novos singles, “Caos e Sal” e “Tão Bonito”. As faixas, carregadas de reggae — gênero que ela havia explorado há seis anos, com o hit “Brisa” –, tiveram os respectivos visualizers postados no YouTube.
“Nessa nova sonoridade, IZA resgata sua afinidade com Kemet, nome original do antigo Egito, que significa ‘terra preta’. Com a fusão de conceitos, que passa ainda pela Etiópia e aterrissa no Maranhão, a artista mergulha em uma profunda jornada de celebração à ancestralidade. Kemet é abordado como um berço de tecnologia, sofisticação e conhecimento de um povo preto que construiu uma das maiores bases da civilização humana, resgatando um sentimento de pertencimento e autoestima. O registro audiovisual de ‘Caos e Sal’ e ‘Tão Bonito’ é a materialização dessa pesquisa, coroada por uma paleta de cores própria, inspirados nos pigmentos ancestrais egípcios que simbolizam realeza e espiritualidade”, explica o press release.
“Sempre desejei explorar o reggae, um estilo que considero extremamente democrático por suas diversas vertentes, do R&B ao rap, do tradicional ao dancehall. Assim como o samba, o reggae oferece uma riqueza de sonoridades que me identificam profundamente. Além disso, a mensagem de paz, amor, liberdade e consciência política defendida pelos precursores do gênero ressoa muito comigo. É um estilo que eu namoro há muito tempo”, reflete a artista.
Composta por ela em parceria com Rafa Chagas, Nave e Fejuca, “Caos e Sal” se destaca pelos grooves marcantes e pelo balanço envolvente. “‘Caos e Sal’ nasceu há muitos anos. É uma composição inicial de Rafa Chagas, um artista incrível de quem eu sou muito fã. Ele me deu esse presente e, quando comecei a pensar em fazer este álbum de reggae, essa música foi a primeira que veio ao meu coração”, conta.
Com o outro single, “Tão Bonito”, IZA convida o ouvinte a embarcar em um momento de leveza e intimidade, explorando elementos que vão além das fronteiras do R&B e do pop. A faixa, onde a liberdade de criação e a busca por novas expressões musicais continuam a pautar sua carreira, mostra a fusão com o afrobeat e um reggae romântico. “Essa música nasceu da parceria com Nave e Fejuca. Eu já trabalhei com Nave antes e já tinha trabalhado com Fejuca em shows, mas é a primeira vez que nós estamos produzindo um álbum juntos. Eu acho que ela compõe bem a história de reggae e afrobeat que eu quero contar nesse álbum”, diz.
Ouça “Caos e Sal” e “Tão Bonito”, novos singles de Iza: