Destaque

Lançada nova série “Songcamp Por Elas Que Fazem a Música”

Compositoras brasileiras e portuguesas que participaram da segunda
temporada da série “Songcamp Por Elas Que Fazem a Música”

Já está no ar, no canal do YouTube da União Brasileira de Compositores (UBC) o primeiro episódio da segunda temporada da série “Songcamp Por Elas Que Fazem A Música”, realizado pela associação — considerada a maior do país em arrecadação e distribuição — e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

No último dia 16, estreou o episódio “Reencontro – Songcamp Por Elas Que Fazem A Música” (vídeo abaixo), registrando a volta ao Sonastério, em Minas Gerais, das dez artistas que fizeram parte da primeira temporada da série: King Saints, Luiza Brina, Letícia Fialho, Lio Soares, Nath Rodrigues, Livia Nery, Coral, Ju Strassacapa, Larissa Umaytá e Bruna Souza. No episódio, elas compartilham como o projeto impactou suas carreiras, as parcerias profissionais e pessoais que surgiram a partir dele e gravam, em clima de celebração, uma versão acústica da música “Deixa Florescer”, criada e lançada na primeira edição do projeto, em 2024.

Na quinta-feira, 18, foi ao ar o primeiro episódio da segunda temporada do “Songcamp Por Elas que Fazem a Música”, desta vez realizado em parceria inédita com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O projeto nasceu como desdobramento do relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, criado em 2018 pela UBC para mapear a presença das mulheres no mercado musical brasileiro. Após a primeira edição no Sonastério, o projeto ganhou novas dimensões em São Paulo ao reunir artistas brasileiras — Aiyra, Neila Kadhí, Dandara Manoela, Cristal, Kaê Guajajara, Bixarte e Pri Azevedo — e portuguesas — Jéssica Pina, Nayr Faquirá e Sofia Hoffmann — para um intercâmbio cultural e criativo.

Os próximos episódios serão postados no YouTube nos dias 25 deste mês e 2 e 9 de outubro. Também em outubro, no dia 10, será lançado o clipe e da música criada pelas participantes da segunda temporada. “Ao longo do encontro, as participantes transformaram experiências, afetos e perspectivas em um repertório autoral e diverso. O resultado foi um mosaico musical potente, que vai além de qualquer viés comercial e reflete a pluralidade das vivências femininas, celebrando a arte como espaço de encontro e expressão”, informa o comunicado da UBC.

Mila Ventura, coordenadora do projeto, celebra a realização da segunda temporada. “O Por Elas Que Fazem a Música começou como um levantamento inédito sobre a presença feminina na música e rapidamente se tornou referência para o mercado. Mas entendemos que era preciso ir além, e por isso criamos o Songcamp Por Elas Que Fazem a Música: primeiro reunindo dez artistas para um processo criativo coletivo e, agora, promovendo uma segunda edição com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ampliando o projeto para um intercâmbio cultural entre brasileiras e portuguesas.

Assista ao episódio 1 da segunda temporada do “Songcamp Por Elas que Fazem a Música”:

Topo