Destaque

Latin GRAMMY vai homenagear Ivan Lins pelo conjunto da obra

Autor e intérprete de clássicos como “Madalena”, “Depois dos Temporais”, “Vitoriosa”, “Lembra de Mim” e “Começar de Novo”, Ivan Lins receberá neste ano justa homenagem da Academia Latina da Gravação (Laras), responsável pelo Latin GRAMMY.

O brasileiro agraciado com o Prêmio Lifetime Achievement (pelo conjunto de sua obra), na cidade de Las Vegas (EUA), na segunda semana de novembro, durante a programação de eventos da edição 2025 do Latin GRAMMY, incluindo a cerimônia de premiação aos vencedores nas mais de 50 categorias. Além dele, outros renomados profissionais latinos serão homenageados com o troféu especial — casos da cantora porto-riquenha Olga Tañon e do músico espanhol Enrique Bunbury.

“Ivan Lins é mais que merecedor de um prêmio como o Lifetime Achievement. Tecladista e cantor/compositor de impressionante imaginação harmônica e gênio melódico, Ivan é um carioca que começou sua carreira sob o encanto da bossa nova, mas rapidamente alçou voo e desenvolveu uma linguagem musical própria, profundamente pessoal e cosmopolita”, justifica a Laras em comunicado.

Nascido em 1945, Ivan Lins ganhou destaque no Brasil no final dos anos 1960. Gradualmente, suas canções encantaram gerações de estrelas do jazz americano, de Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan a Quincy Jones e Michael Bublé, e conquistaram admiradores ao redor do mundo. Com mais de 800 composições no currículo, o artista — que foi indicado duas vezes ao GRAMMY Awards e ganhou quatro vezes o Latin GRAMMY, incluindo o de Álbum do Ano em 2005 por “Cantando Histórias” — segue em plena atividade.

Enquanto se prepara para viajar a Las Vegas, em novembro,Ivan continua viajando pelo país e pelo exterior com sua tour atual, em que celebra os 80 anos de idade e 60 de carreira. No dia 22 deste mês, ele estará em Fortaleza (Teatro RioMar); no dia seguinte, em Recife (teatro Guararapes). Em setembro, viaja para o Japão, para uma temporada de seis apresentações — quatro em Tóquio, entre os dias 9 e 12, uma em Kanawaga e outra em Takasaki.

Topo