Destaque

Margareth vai celebrar 40 anos de axé ao lado de Ivete e Daniela Mercury

A baiana Margareth Menezes tem reduzido bastante sua agenda artística devido aos compromissos que tem à frente do Ministério da Cultura, pasta que ela comanda desde o início de 2023. Mas a intérprete de hits como “Elegibo”, “Dandalunda” e “Faraó”, sempre que consegue, defende o legado da axé music em shows e lançamentos.

Nesta sexta-feira, 24, Margareth sobe nas plataformas o single “Ramalhete de Flor”. No dia 2 de fevereiro, ela confirmou presença no evento “Enxaguada Yemanjá” – Carlinhos Brown convida Margareth Menezes, Luiz Caldas e Banda Mel, na Vila Caramuru, em Salvador. E como em 2025 a axé music, enquanto movimento, completa 40 anos, a artista também não poderia ficar de fora. No próximo dia 15, ela se apresenta ao lado de Ivete Sangalo e Daniela Mercury no Candyall Guetho Square, no bairro do Candeal, na capital da Bahia, em evento comemorativo às quatro décadas da axé music.

“Eu não tenho como escapar disso, faz parte da minha vida, faz parte da minha carreira cantar no carnaval. E este show será no período que antecede essa grande festa popular. Sempre gostei de cantar no carnaval. E certamente vou estar no carnaval deste ano, nesta comemoração dos 40 anos da axé music. Não posso fugir disso de maneira nenhuma e nem quero”, disse a cantora em entrevista nesta semana, durante a visita à exposição sobre o tema, que acontece em Salvador.

“É emocionante participar de uma exposição como esta porque eu também fiz parte disso, daqueles primeiros momentos, da construção do trabalho de uma geração de pessoas — que foram aderindo sem que nada fosse combinado. Tínhamos a influência do movimento tropicalista, dos Novos Baianos, da Cor do Som… E tudo isso motivou nossa geração a criar, sem planejar, esse lindo movimento”, disse.

Topo