Destaque

Pianista Amilton Godoy lança álbum comemorativo

amilton godoy

Um dos músicos mais premiados do Brasil, o pianista Amilton Godoy comemora seus 80 anos de vida da melhor maneira para um artista, com o lançamento de um disco especial. O repertório de nove faixas foi escolhido minuciosamente por Amilton, com um apanhado de músicas e compositores que estiveram presentes em sua formação e carreira. “Cada faixa gravada é uma lembrança forte, um imaginário musical emocional que influenciaram sua trajetória e que entrelaçam o erudito e popular, gêneros que sempre conviveram em perfeita harmonia em seu universo artístico”, informa o press release. “Amilton Godoy – 80 Anos” estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 28 próximo, também com tiragem em CD. A produção é de Dani Godoy e Débora Ribeiro de Lima, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Amilton convidou para o novo álbum o baterista Edu Ribeiro, o baixista Sidiel Vieira, o gaitista Gabriel Grossi e seu filho, o saxofonista Tico d’Godoy. Os músicos também participam dos shows de lançamento que acontecem nos dias 28, de forma  presencial, no Teatro Sérgio Cardoso (em São Paulo); 6 de novembro (sábado), de forma online no Teatro Municipal de Bauru (transmitido pelo canal da Secretaria de Cultura de Bauru) e 26 de novembro (sexta-feira), online com transmissão aberta pelo canal do pianista no YouTube (www.youtube.com/amiltongodoyoficial).

“Ainda me lembro do grande maestro e compositor Camargo Guarnieri me perguntando: ‘Amilton, você não poderia gravar o Ponteio 49 com o seu Trio?’  Também me lembro de Jobim ter sido bem incisivo: ‘Amilton, você precisa gravar Bebel.’ Neste disco comemorativo dos meus 80 anos, tenho a oportunidade de resgatar a minha dívida com estes dois gênios da nossa música brasileira e também com outros que permearam toda minha história. O repertório que escolhi levou em consideração a importância que todos os compositores, presentes neste disco, tiveram na minha formação e na minha carreira. Cada faixa é a lembrança de um amigo ou do forte imaginário musical que pautaram minha trajetória até aqui.”, conta Amilton sobre a concepção do álbum (capa abaixo).

amilton godoy capa

Como solista convidado, Amilton teve oportunidades de tocar “Rhapsody in Blue” (Gershwin) com orquestras em diferentes países, mas sempre houve a vontade de fazer uma versão para piano solo, onde a parte orquestral fosse inserida dentro do contexto pianístico. O disco traz esta audaciosa versão, assim como as faixas “Scheherazade” (Korsakov), “Pavane Pour Une Infante Défunte” (Ravel) e “Ponteio 49” (de Guarnieri), representando seu universo erudito. Do gênero popular, “Amilton Godoy – 80 Anos” traz “Frevo Rasgado” (de Gilberto Gil e Leonardo Ferreira), “Rio Vermelho” (de Danilo Caymmi, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), “Passarim” e “Bebel” (de Antônio Carlos Jobim), além de relembrar e homenagear Elizeth Cardoso, parceira e amiga, com “Canção de Amor” (de Dorival Silva e Elano Viana de Oliveira Paula).

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo