Com letras que falam da vida no campo e melodias que puxam para o sertanejo mais tradicional, a dupla Carreiro e Capataz é pioneira do chamado sertanejo bruto — que de certa forma inspirou o agronejo, estilo que, com a inclusão de batidas urbanas, invadiu o país tendo à frente nomes como Ana Castela e Luan Pereira.
Como seus integrantes gostam de destacar nas entrevistas, Carreiro e Capataz mantem viva a essência do gênero mais raiz, interpretando faixas que soam como uma verdadeira declaração de amor à vida simples, hábitos e cultura do homem do campo. A viola caipira, cultuada, é um dos destaques no estilo inconfundível que deu origem a tudo o que se conhece por sertanejo hoje em dia. Prova disso é o single “Sol de Cuiabá”, que chega às plataformas nesta sexta-feira, num encontro da dupla com os irmãos Mayck e Lyan.
A faixa integra o repertório do projeto “Essência Bruta” e foi composta por Tony e Kleber — outra dupla representante do sertanejo bruto. Gravado em áudio e vídeo na cidade de São José do Preto, o álbum tem distribuição da Virgin Music. Com produção musical de Zé Renato Mioto, “Essência Bruta” é considerado pelos envolvidos uma reverência à verdadeira música rural. Além de Mayck e Lyan, contou com duetos da dupla com Matogrosso e Mathias, Guilherme e Santiago e a participação do DJ Lucas Beat, que trouxe arranjos eletrônicos para “Roça de Motel”, um dos hits de Carreiro e Capataz.
“Foi uma experiência linda gravar com esses amigos queridos. No caso deste primeiro single promocional, foi algo muito especial. Mayck e Lyan são como nossos irmãos e além disso são donos de um talento incrível. Nessa gravação, a viola diz tudo sobre a nossa cultura. Ela sintetiza o nosso amor pelo sertanejo. E Cuiabá é a minha terra, cidade onde nasci. É sempre uma felicidade exaltar as minhas origens”, diz Capataz. “Mayck e Lyan, assim como nós, são fiéis representantes do sertanejo. E mesmo no contra-fluxo do mercado, seguem firmes, tocando os corações dos amantes dessa música que é a cara do Brasil. Foi uma noite histórica, algo que jamais poderemos esquecer”, completa Carreiro.
Assista ao vídeo de “Sol de Cuiabá”, com Carreiro e Capataz e Mayck e Lyan: