Saiu a programação da 10ª edição do Rio Music Market! Abordando relevantes assuntos do mercado da música, a conferência trará temas como gestão de carreiras, iniciativas sustentáveis na música, novas ferramentas digitais que você precisa conhecer, marketing estratégico, alternativas de monetização, projetos de exportação da música brasileira e números atualizados do mercado.
A conferência internacional apresentará também o painel “Tudo Sobre o Play de Ouro”, que vai contar como foi o processo de criação e explicar as regras para a certificação de artistas independentes nas plataformas digitais. O evento acontece entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, em formato virtual, com cerimônia de encerramento presencial no dia 3 de fevereiro, no Teatro B32, em São Paulo, quando será oficialmente lançado o Play de Ouro.
A certificação “Play de Ouro” (exemplo acima) é uma atualização do antigo Disco de Ouro, que era distribuído de acordo com o número de vendas de discos físicos, conferida a selos e artistas associados à ABMI. De acordo com a entidade, o “Play de Ouro” será dividido em cinco certificações (Prata, Ouro, Platina, Safira, Diamante) baseadas nos formatos de streams de áudio, downloads e streams de vídeos. “A certificação é conferida a singles e álbuns. Singles são discos de uma a três faixas. Para efeitos de certificação, EPs com quatro ou mais faixas são considerados álbuns”, informa a ABMI.
Eis a tabela com as respectivas marcas a serem atingidas por singles e álbuns para ganhar o “Play de Ouro” e as demais modalidades da certificação do mercado fonográfico:
Veja aqui a programação completa do Rio Music Market 2023!