Destaque

Ecad conscientiza contadores de SP sobre direito autoral

ecad contabilidade

Karina Guerreiro, gerente do Ecad em SP, entre Domingos Mota (diretor do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo/CRCSP) e José Aparecido Maion (presidente do órgão)

Graças a softwares modernos e ferramentas avançadas, a arrecadação de direitos autorais sobre execução musical — nos vários segmentos –vem crescendo nos últimos anos, valorizando assim toda a cadeira responsável pela criação artística, que é remunerada com a distribuição dos valores. Mas evidentemente há muito a se fazer, para evitar não só a sonegação como para informar outros mercados sobre a importância de se garantir o pagamento de direitos — em que situações e de que forma isso deve ser feito.

O estado de São Paulo deu o pontapé para uma parceria do Ecad (Escritório Central de Distribuição e Arrecadação) de conscientização do pagamento dos direitos autorais em execução pública. A instituição firmou um acordo inédito com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) para que os contadores filiados à entidade levem para os seus clientes a importância de incluir os valores destinados a artistas e compositores no planejamento financeiro de seus negócios que utilizam a música publicamente.

O Ecad vai disponibilizar material didático sobre o trabalho de arrecadação e distribuição de direitos autorais realizado em todo o Brasil com informações sobre a licença para a utilização musical, a importância do pagamento destinado aos compositores e artistas, os critérios para os cálculos dos valores, a forma de efetuar os pagamentos e todo o funcionamento da instituição, entre outros detalhes. A unidade do Ecad em São Paulo também ficará disponível a estes profissionais para esclarecer e tirar quaisquer dúvidas.

“A parceria com o CRCSP é mais um passo em direção à conscientização da importância do direito autoral de execução pública de música para toda a classe artística. Juntos, vamos oferecer informações a estes profissionais, que são responsáveis pela regularização e planejamento fiscal de diversos estabelecimentos”, disse Karina Guerreiro, gerente da unidade do Ecad em São Paulo.

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É o elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Administrado por sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o Ecad é referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Está presente no país inteiro, aliando gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva. O Ecad existe para manter a música viva, onde quer que ela aconteça.

Topo