Home

Ecad faz levantamento inédito de João Bosco

joão bosco 1

O cantor, compositor e violonista João Bosco completa 70 anos nesta semana (dia 13). Para celebrar a data, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento inédito das obras do artista. Os dados mostram as canções mais tocadas, mais gravadas e os artistas que mais interpretaram suas composições.

Com quase 45 anos de carreira, João Bosco, ícone da bossa nova e da MPB, reúne 274 obras e 491 fonogramas cadastrados no banco de dados do Ecad. Quase 90% dos rendimentos em direitos autorais de execução pública musical vieram dos segmentos de Rádio, TV Aberta, Música ao Vivo e Show. Apenas em 2015, os segmentos de Show e Música ao Vivo foram responsáveis por 57% dos seus rendimentos.

Durante o período de 2011 à 2015, as faixas de João Bosco mais reproduzidas foram “O Bêbado e a Equilibrista”, “Papel Machê”, “Corsário”, “Kid Cavaquinho” e “De Frente pro Crime”. Com exceção de “Papel Machê” (composta com Capinam), todas elas foram feitas em parceria com Aldir Blanc.

Já no Top 5 de músicas mais gravadas aparecem, respectivamente, “O Bêbado e a Equilibrista”, eternizada na voz de Elis Regina, “Dois pra lá, Dois pra cá”, “Bala com Bala” (ambas, também com Aldir Blanc), “Papel Machê” e “Corsário”. E entre os cincos intérpretes que mais gravaram obras estão Elis Regina, Leila Pinheiro, Ney Conceição, Nicolas Krassik e Itamar Assiere. A sambista Alcione aparece na nona colocação da lista.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo