O Ecad divulgou o levantamento sobre direitos autorais relativos às festas juninas em 2016. Ao todo, a empresa distribuiu R$ 3,8 milhões em direitos para compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Mesmo com o alto valor, houve queda de 30% se comparado a 2015, entre outros motivos, porque foram realizadas menos festas neste ano.
Mesmo sem estar entre nós há quase 30 anos, Luiz Gonzaga, o Gonzagão, continua liderando o ranking quando o assunto são os autores mais tocados em festas juninas. Em seguida, aparecem respectivamente Mario Zan, Tato, Lamartine Babo e Palmeira. Vale ressaltar que os direitos dos autores falecidos continuam sendo distribuídos aos seus herdeiros por 70 anos após a morte do titular.
Já entre as músicas mais tocadas em festejos e eventos estão canções típicas como “Festa na roça”, “O sanfoneiro só tocava isso”, “Olha para o céu” e “Asa branca”. Mas com o forte crescimento do sertanejo, o gênero apareceu no top 5 do ranking, com a faixa “Aquele 1%”.
O Ecad também levantou as músicas mais tocadas em shows no período junino, e mais uma vez, “Aquele 1%” aparece na lista, mas dessa vez em primeiro lugar, seguido por “Assiste aí de camarote”, Sosseguei”, “Olha pro Céu” e “Farra, pinga e foguete”. Já no segmento “autores com maior rendimento” em shows, quem lidera é Dorgival Dantas, que vem seguido por Marília Mendonça, Gonzagão, Juliano Tchula e Thallys Pacheco.