Principal associação de autores do país — e uma das administradoras do Ecad –, a União Brasileira de Compositores (UBC) acaba de divulgar o relatório com os números de distribuição de direitos referentes a 2022. De acordo com o comunicado, foram repassados R$ 677,9 milhões aos titulares vinculados à UBC, aumento de 35% em relação ao ano anterior. O crescimento se deu pelo aumento na arrecadação em praticamente todos segmentos de execução pública, além das rubricas de streaming. Porém, o segmento de shows ao vivo foi o que mais cresceu, com aumento de 310% nos valores distribuídos, em relação a 2021, quando o país já não vivia o período negro da pandemia, em que espaços para shows foram fechados e eventos foram suspensos/cancelados.
O streaming de audiovisual cresceu 63%, segundo o relatório, enquanto o de áudio cresceu 47%. Segundo o estudo, a UBC foi responsável pela distribuição de 58% do total destinado pelo Ecad aos titulares em 2022 — quase R$ 1,4 bilhão. “O ano de 2022 foi caracterizado por uma forte retomada pós-Covid e pelo início da comemoração dos 80 anos da UBC. Decidimos que, mais que reverenciar o passado e a trajetória da sociedade em todos estes anos, iríamos falar do presente de forma propositiva e trabalhar o futuro e suas múltiplas oportunidades e desafios. Nosso calendário de ações foi congestionado por diversas atividades de engajamento com nossos quase 60 mil titulares durante todo o ano. Fizemos uma parceria com um podcast para valorizar os bastidores do mercado da música, uma plataforma que hoje chega a quase 250 mil assinantes/mês e tem mais de três milhões de visualizações, com o protagonismo de Clemente Magalhães, profissional do mercado”, explica o CEO da UBC, Marcelo Castello Branco.
Para justificar o fato de a associação manter-se em evidência, sempre buscando valorizar a música como alavanca do setor de entretenimento — e ao mesmo tempo aumentar o quadro de associados –, Castello Branco cita realização em 2022 da segunda edição do prêmio Tradições, cuja missão é valorizar as mulheres da cena regional brasileira — no caso, a homenageada foi a diva do carimbó, Dona Onete. E o Prêmio UBC, que em 2022 foi concedido a Alceu Valença, em evento-show realizado na Casa UBC, no Rio de Janeiro. “Muitos outros projetos relevantes marcaram o ano: o rebranding da marca UBC, a UBC Jam, que oferece um palco itinerante para vários de nossos membros e que rodou algumas capitais do Brasil, e o lançamento do livro ‘O Autor Existe’, que é um espelho desta identidade fundamental da UBC, suas diretorias nestas oito décadas e as vitórias e desafios do caminho”.
O CEO da UBC conclui: “Os imensos e sempre renováveis desafios da gestão coletiva nos animam para os anos futuros. A cada dia, chegam novas ferramentas, possibilidades e movimentos de tecnologia que podem e devem enriquecer a atividade e seus processos e práticas. Todas essas iniciativas merecem nossa permanente reflexão e reação, no sentido de aperfeiçoar nossos serviços, atendimento e resultados. Temas como os impactos da inteligência artificial generativa fazem parte de nossa agenda e merecem nosso alerta, sem uma mentalidade defensiva, mas com entendimento e discussão sobre a regulação global que deve acompanhar um fator disruptivo sem fronteiras e imparável”.
Clique e confira em detalhes o relatório 2022 da UBC:
https://mailchi.mp/ubc/relatorio-anual-2022-port