A segunda edição do Brasil Music Summit (BMS), realizado em São Paulo (Unibes Cultural) entre os dias 6 e 9 de fevereiro, contou com a presença de mais de 500 credenciados e mais 1400 pessoas do público final – que foram assistir aos showcases. O evento é promovido pela Brasil Música & Artes (BM&A) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do programa Brasil Music Exchange (BME), que promove a produção musical brasileira em eventos internacionais. A conferência reuniu conteúdos relacionados a sync, music branding e live music com foco em exportação de música brasileira e fechamento de negócios fora do país. Os contatos realizados e as rodadas de negócios geraram expectativas de 1 milhão de dólares para os próximos 12 meses.
“Um dos nossos objetivos essenciais é fornecer às empresas brasileiras uma oportunidade única de entrar em contato com profissionais dos principais mercados-alvo da nossa música, sem precisar sair do Brasil. Para isso, realizamos um amplo trabalho de prospecção de nomes internacionais. Conseguimos atrair diferentes perfis de convidados”, explica o gerente de projetos da BM&A e diretor geral do evento, Leandro Ribeiro.
O executivo completa: “todas estas ações são pioneiras e têm como objetivo deixar o mercado brasileiro da música mais maduro, gerando mais renda, empregos e negócios. Ao compararmos o Brasil com outras nações, percebemos que temos muita capacidade de crescimento em relação ao tamanho do país e à sua grandeza econômica. A Holanda, por exemplo, é 17ª economia mundial e gera 1 bilhão de dólares com o mercado da música, enquanto o Brasil, que é a 9ª economia, fatura apenas 480 milhões de dólares. Com isso, vemos que temos um potencial de crescimento de pelo menos 500 milhões de dólares por ano”.
A programação se dividiu em quatro pilares: palestras e painéis, focados na apresentação de cases de sucesso e em debates relevantes para a indústria; workshops sobre temas práticos do dia a dia dos profissionais; atividades de negócios e networking, como rodadas de negócios e encontros, e showcases para apresentação de 23 bandas e artistas brasileiros, incluindo nomes como Céu e Karol Conka.