Destaque

Instrumentistas lançam álbum-tributo a Paulinho da Viola

cristóvao bastos e mauro senise

A Biscoito Fino apresenta nesta sexta-feira, 14, um produto com grandes possibilidades de conquistar prêmios e elogios da crítica — o álbum “Choro Negro”, no qual os músicos Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam dez canções em homenagem a Paulinho da Viola. “É armado de suavidade e delicadeza, afrontando a brutalidade dos homens e das ruas, que Paulinho da Viola tece na calada da noite sonhos que tocam fundo na alma e nos dedos de Cristovão e Mauro. Um antídoto para os venenosos dias de hoje, um maná para nossos anseios mais profundos”, afirma no press release o jornalista Roberto Muggiati.

Paulinho da Viola

A produtora executiva Ana Luisa Marinho fala da gênese deste álbum: “Há muito tempo Cristovão e Mauro queriam formar um duo. Cristovão vem fazendo arranjos e participando dos CDs do Mauro, que por sua vez já atuou em alguns discos do Cristovão. Os dois são muito amigos e este projeto é o resultado dessa amizade e admiração mútua. O catalisador foi Paulinho da Viola. Mauro sempre admirou suas melodias, tão modernas e elegantes. Cristovão é parceiro e compadre do Paulinho, que completa 80 anos em novembro. Portanto, esta homenagem faz todo sentido”.

Um dos destaques do álbum é “Um Choro pro Waldir”, tributo de Paulinho ao mestre do cavaquinho e autor de “Brasileirinho” (Waldir Azevedo). “Parceiro de Paulinho nessa canção, Cristovão Bastos faz uma introdução singela, alternando à perfeição os intervalos com som e silêncio, em notas cristalinas de piano, tão revigorantes nesta época de sintetizadores e teclados eletrônicos”, escreve Muggiati. Outras faixas do álbum que merecem citação são “Nada de Novo”, “Coração Leviano” — a bela canção é valorizada pelos solos do piano de Cristovão e do sax soprano de Mauro –, e “Vinhos Finos… Cristais”, parceria de Paulinho com Capinam.

“As múltiplas passagens em uníssono entre piano e sopro atestam a força dessa simbiose musical entre Cristovão e Mauro. Com este álbum, Senise acrescenta mais um grande compositor da MPB à sua série de Songbooks, que já inclui Edu Lobo (“Casa Forte”), Dolores Duran e Sueli Costa (“Lua Cheia”), Noel Rosa (com Gilson Peranzzetta), Gilberto Gil (“Amor Até o Fim”) e Johnny Alf (“Ilusão à Toa”). E Cristovão Bastos não só reforça sua admiração por Paulinho da Viola, como o brinda com a décima e última faixa do disco, ‘Outonal’, alusão aos 80 anos de Paulinho, a serem completados dia 12 de novembro.

Ouça  “Choro Negro – Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola”:

https://promo.theorchard.com/xmNQndOUBAF08EYbjfvd

 

Topo