Considerado um dos álbuns duplos mais icônicos e influentes da história, o “1999”, do astro Prince, foi lançado em um grande momento de virada na carreira do artista. Após anos sendo relegado às paradas de R&B, Prince experimentou a primeira transição real com os megahits “Little Red Corvette”, “1999” e “Delirious”, quebrando barreiras com a mistura revolucionária de rock, funk, R&B e new wave pop, fazendo história e tornando-se um dos primeiros artistas negros a ter vídeos em alta rotação na MTV.
As músicas incluídas no “1999” são apenas uma pequena amostra do trabalho que estava saindo do Prince nos períodos intensamente prolíficos de 1981 e 1982. Além do próprio material, o artista também estava criando faixas que daria aos “apadrinhados” Vanity 6 e The Time, e gravando dezenas de músicas que seriam guardadas para possível uso posterior, arquivando-as no crescente baú de material inédito.
Ontem, dia 29 de novembro de 2019, o The Prince Estate, em parceria com a Warner Records, relançou o box “1999”, em todas as plataformas digitais, com o álbum atemporal remasterizado pela primeira vez e 35 faixas inéditas do lendário baú do Prince, que mostram o fluxo criativo que o artista utilizou durante essa época.
A Super Deluxe Edition (capa abaixo) traz aos fãs todo o material de áudio que Prince lançou oficialmente por volta de 1982, além de 23 faixas de estúdio inéditas que foram gravadas entre novembro de 1981 e janeiro de 1983, e os áudio de uma apresentação completa ao vivo da turnê de 1999 gravada no final do show (o segundo de dois naquele dia) em Detroit, MI, em 30 de novembro de 1982.
Ouça a Super Deluxe Edition de “1999′, de Prince: