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Super FM lidera a audiência na região metropolitana de Vitória

Clayton Diniz, gerente artístico da emissora

O sucesso recente de inúmeras e importantes FMs brasileiras que passeiam simultaneamente por gêneros musicais diferentes parece refletir uma tendência no mercado. Ou uma nova regra ditada pelos ouvintes, cada vez mais antenados e ávidos por variedade. Uma audiência que faz questão de hits sertanejos, mas não abre mão do novo single da cantora Anitta, de um clássico de Ivete Sangalo, um tema internacional da novela das nove ou ainda das principais novidades do samba. Porém, como se sabe, toda regra tem sua exceção.

Em Vitória e nos outros municípios de sua região metropolitana, com seus quase dois milhões de habitantes, a tal “exceção” é a FM Super. Ao contrário das principais concorrentes, a emissora sediada em Serra (cidade mais populosa do Espírito Santo e limítrofe da capital capixaba) toca apenas música sertaneja em sua programação. “Provavelmente somos a única rádio no estado com essa característica. É praticamente uma filosofia da casa”, garante Clayton Diniz, gerente artístico da rádio há dez anos. No entanto, o profissional faz uma ressalva: “o único artista que fura esse bloqueio é Amado Batista, um dos cantores preferidos de nossos ouvintes. Mas ele é romântico e muito popular, como os sertanejos”, raciocina.

Seguir essa filosofia tem dado ótimos resultados à emissora, que é ouvida em Vitória em duas frequências (94.1 e 94.5). Segundo números do instituto Kantar Ibope Media, a Super lidera a audiência na região desde a medição de abril do ano passado (referente ao primeiro trimestre de 2016), com base no período entre cinco da manhã e meia-noite (todos os dias). “Estamos há um ano e meio na liderança, registrando inclusive recordes históricos na média de ouvintes por minuto na Grande Vitória”, orgulha-se Diniz.

A aposta certeira da Super no sertanejo não significa, todavia, que outros gêneros não tenham força no Espírito Santo. Uma recente pesquisa feita na Grande Vitória mostrou que 41% dos ouvintes da região gostam de música gospel. Apenas 11 pontos percentuais a menos do que os que responderam gostar de sertanejo. Samba (26%), funk (26%) e forró/arrocha (23%) também tiveram razoável destaque na consulta do instituto Ipsos. Não por coincidência, duas emissoras religiosas (Cor da Vida FM e Novo Tempo FM) aparecem frequentemente no Top 5 de audiência do Ibope na região. É curioso notar que prefixos retransmissores de redes nacionais de peso, como CBN, Band FM e Jovem Pan, vem um pouco atrás, situando-se ao menos entre as dez rádios mais ouvidas. Ao todo, 18 FMs tem números medidos pelo Ibope.

Deixando preferências musicais de lado, outra preocupação da líder de audiência da capital capixaba é mesclar, no período de uma hora, um bom número de canções (normalmente são 12) com notícias ao vivo. “Temos jornalistas na casa das 7 às 19h. E nesse período, uma vez a cada 60 minutos um deles entra com um boletim, com as principais notícias do dia e daquela hora”, conta o gerente da Super. Há espaço ainda para fofocas e notícias de novelas, contadas pelos locutores, durante os programas musicais. Diniz também projeta uma “atração com mais falatório” para o horário do almoço, mas ainda sem previsão de lançamento.

Também não falta a tradicional interação com os ouvintes, que entram no ar, ao vivo, muitas vezes por dia, para pedir sua música preferida. Diga-se de passagem, o contato com a audiência segue sendo, na avaliação de Diniz, a ferramenta mais eficiente para criar uma programação. “Ainda sou adepto da escolha das músicas baseada nos pedidos dos ouvintes. Por menor que seja uma amostra, ela é representativa. Seja pelo telefone, seja pelo WhatsApp. Nossos atendentes tem a obrigação de perguntar aos ouvintes qual música eles querem ouvir e também qual eles não aguentam mais”, entrega. Neste ano, até setembro, o sucesso mais pedido nestas ligações foi Homem de família, de Gusttavo Lima.

Luan Santana, Wesley Safadão e Marília Mendonça são outros artistas com cadeira cativa na Super. A cantora chega a ter quatro músicas na playlist da FM num mesmo período. “É impressionante, porque algumas canções dela lançadas há meses saem do Top 10, começam a perder fôlego mas, quando você acha que não serão mais tocadas, voltam a ser pedidas com entusiasmo pelos fãs. E, invariavelmente, retornam à parada”.

MUITOS INGRESSOS

Além de tocar exatamente o que o público pede, a Super presenteia seus ouvintes com ingressos para os principais shows realizados em Vitória. Este ainda é o prêmio mais cobiçado, segundo Diniz.

A emissora faz a promoção de vários espetáculos, mas também atua, algumas vezes, como produtora. “Tanto em shows convencionais, com venda de ingresso, como também num especial acústico, apresentado apenas para convidados”, conta. O último deles foi com a dupla Fernando & Sorocaba, com cerca de 500 ouvintes na plateia de um teatro da capital. Estes especiais, assim como vários programas da emissora, são transmitidos ao vivo pelas páginas da FM Super no Facebook e no Instagram.

Falando em redes sociais, Clayton Diniz não se intimida com a concorrência da internet. Pelo contrário, a considera uma grande aliada. “Analisando o comportamento dos ouvintes, percebemos que apesar de tantas possibilidades virtuais, eles muitas vezes dão preferência ao noticiário e à cultura de sua terra. Isso é evidenciado pela audiência incrível que temos na internet. Damos alô pra ouvintes capixabas que estão morando na Inglaterra, Canadá, Estados Unidos… Pessoas que, mesmo do outro lado do planeta, querem ouvir a rádio de sua região. Essa audiência, digamos, internacional, só é possível justamente por causa da internet”.

A grande identificação da FM Super com Vitória e os municípios da região é sentida pela audiência, mas invade também a programação. Isso porque a emissora está sempre atenta ao talento de revelações locais. “Nosso ouvinte valoriza os artistas da região. Em setembro, uma música de Evandro & Raniery, dupla aqui de Vitória, apareceu em nossa parada. E outros quatro ou cinco artistas capixabas estão atualmente na programação”. Esta ligação estreita entre rádio, ouvintes e artistas acabou originando o slogan da FM, criado e consolidado na programação e campanhas publicitárias da emissora: “FM Super, os seus amigos estão aqui!”

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