A cantora norte-americana Taylor Swift anunciou, através de sua conta no Instagram, que assinou contrato com a gravadora Republic Records, da Universal Music Group. A cantora, desde o início de sua carreira, aos 15 anos, estava vinculada à Big Machine Records, uma pequena gravadora independente localizada em Nashville. O contrato expirou no início do mês, o que possibilitou à artista o fechamento de novo acordo.
Em uma foto com os CEOs da UMG e Republic Records, Lucian Grainge e Monte Lipman, respectivamente, Taylor escreveu em seu Instagram: “Durante os últimos anos, Sir Lucian Grainge e Monte Lipman foram incríveis parceiros”, disse ela, a respeito da distribuição da Big Machine pela UMG. “É muito emocionante saber que eles, e todo o time da UMG, serão minha família e gravadora daqui para frente”.
Uma cláusula que se destacou no acordo por ser pioneira é a decisão de que todos os lucros adquiridos pela gravadora com suas músicas através da plataforma de streaming Spotify serão redistribuídos diretamente para todos os artistas. “Eu vejo isso como um sinal de que estamos a caminho de uma mudança positiva para os criadores”, comentou Swift. “Este é um objetivo que eu nunca vou parar de tentar atingir, da forma que eu puder”. O embate de Taylor com as plataformas de streaming não é de hoje. Por muito tempo, as músicas da cantora não estiveram disponíveis no Spotify, visto que ela considerava a porcentagem dos lucros repassada aos artistas injusta.
Outro aspecto destacado pela cantora é condição de que as gravações originais de suas novas músicas não sejam propriedade da gravadora, e sim dela, dando assim mais controle a Swift quanto ao material que será lançado. Ela terminou sua nota com um “sincero agradecimento” a Scott Borchetta, da Big Machine, por “acreditar nela quando adolescente e guiá-la por mais de uma década de trabalho do qual ela se sente muito orgulhosa”.
Taylor Swift lançou seis álbuns com a Big Machine e vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro. Em sua primeira semana, seu último disco “Reputation”, de 2017, vendeu 2 milhões de cópias em todo o planeta. A turnê de divulgação do disco, que terminou ontem em Tóquio, arrecadou mais de nove milhões de dólares por show.