Como vem fazendo nos últimos anos, a TNT anuncia a exibição com exclusividade da cerimônia do GRAMMY Awards 2020, que em 2020 chega à sua 62ª edição. A transmissão, no dia 26 próximo, a partir das 21 horas, conta com Dane Taranha como apresentadora. Os comentários serão de Sarah Oliveira. O evento acontece em Los Angeles, no Staples Center e terá como a anfitriã da noite a cantora Alicia Keys, pelo segundo ano consecutivo.
A premiação vai contar com apresentações das cantoras Demi Lovato, Billie Eilish, Ariana Grande, Lizzo e Gwen Stefani, além do cantor country Blake Shelton e da banda Aerosmith. Entre os principais indicados nas 84 categorias estão Lizzo, Billie Eilish e Lil Nas X. É a primeira vez que os três artistas concorrem ao prêmio, inclusive estão indicados na categoria Revelação. Lizzo foi indicada em oito categorias, entre elas Melhor Álbum, Música do Ano e Gravação do Ano. Na sequência, Billie Eilish e Lil Nas X aparecem indicados em seis.
A principal categoria do prêmio, “Álbum do Ano”, traz sete indicados, sendo duas bandas (Vampire Weekend e Bon Iver), um homem (Lil Nas X) e quatro mulheres (Lana Del Rey, Ariana Grande, H.E.R e Lizzo). Noutra categoria importante, “Gravação do Ano”, concorrem artistas de sucesso como Billie Eilish, Ariana Grande e Post Malone. Entre as gravações indicadas estão “Sunflower”, “Old Town Road”, “7 Rings” e “Bad Guy”.
“Sunflower” é uma música interpretada pelos rappers Post Malone e Swae Lee, também indicada este ano a “Melhor Performance Pop de um Dueto ou Grupo”. “Old Town Road” dispensa apresentações, sendo indicada ao GRAMMY de “Gravação do Ano”, “Melhor Performance Pop de Dueto ou Grupo” e “Melhor Videoclipe”.
Em “Música do Ano”, Lady Gaga (com “Always Remember Us This Way”) está cotada para ganhar mais um prêmio. “Always Remember Us This Way” foi tocada por Lady Gaga no filme “Nasce Uma Estrela”, sendo o segundo single da trilha sonora. Pelo seu trabalho no longa, a cantora ganhou dois GRAMMYs no ano passado – “Melhor Interpretação de Dueto ou Grupo” e “Melhor Música Escrita”.
lém dela, nomes como Tanya Tucker e Taylor Swift concorrem ao prêmio.”Bring My Flowers Now”, de Tanya, está indicada em três disputas: “Música do Ano”, “Melhor Interpretação Country Solo” e “Melhor Música Country”. A música “Lover”, de Taylor Swift, faz parte do seu sétimo álbum de mesmo nome, produzido pela cantora em parceria com Jack Antonoff. A música é um country, indie folk e pop que fala sobre devoção. Taylor, assim como Adele, é a única artista feminina que ganhou o GRAMMY duas vezes pela categoria “Álbum do Ano”.
Na categoria “Melhor Artista Revelação”, nomes como Rosalía e Billie Eilish se destacam, mas ainda há chances de torcer por Black Pumas, Lil Nas X, Lizzo, Maggie Rogers, Tank And The Bangas e Yola. Billie Eilish, aliás, está indicada nas quatro categorias principais e, aos 17 anos, se tornou a artista mais jovem a realizar o feito. Ela já é vencedora do American Music Awards de 2019, na categoria Melhor Artista Revelação.
Em “Melhor Performance Pop Solo”, concorrem cinco mulheres: Beyoncé, Billie Eilish, Ariana Grande, Lizzo e Taylor Swift. No caso da categoria “Melhor Álbum Pop Vocal”, concorrem os álbuns de Billie Eilish, Ariana Grande, Ed Sheeran e Taylor Swift, além do projeto de Beyoncé para o remake de “O Rei Leão”. Já em “Melhor Clipe Musical”, concorrem grandes sucessos de público – entre os indicados estão Old Town Road, This Land e Glad He’s Gone.