A sociedade de autores e criadores Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) acaba de anunciar a contratação de Vinícius Mesquita para o cargo de gerente de A&R (Artístico e Repertório). O novo executivo ficará baseado no escritório de São Paulo da associação.
Vinícius tem larga experiência no mercado da música, adquirida em suas gestões na produtora e gravadora Sonastério, como label manager e gestor de operações (na qual trabalhou com artistas como Angra, Skank, Felipe Araújo, Zeeba, Zeca Baleiro e Djonga, entre outros); e na LOCO Records, onde desempenhou as funções de label manager, A&R e foi responsável pela criação da publishing do selo.
Dentre os projetos diretamente gerenciados por Vinícius Mesquita na LOCO Records, dois deles foram indicados ao GRAMMY Latino, em 2024: o álbum de Mobi Colombo (na categoria Melhor Engenharia de Gravação), e a gravação de “Pedju Kunumigwe”, do DJ Alok com os Guarani Nhandewa. A faixa integra o projeto “Coleção Som Nativo”, do Instituto Alok, que reúne cantos originários de sete aldeias indígenas do Brasil. “Pedju Kunumigwe” foi indicada na categoria de Melhor Interpretação de Música Eletrônica Latina e gerou convite para que o DJ e indígenas fizessem uma performance durante a festa de premiação.
Fundada em 1982, a Abramus é uma das sete sociedades de gestão coletiva de direito autoral no país vinculadas ao Ecad — as outras são a UBC, Sicam, Sbacem, Sicam, Socimpro e Amar. Atualmente conta com mais de 120 mil titulares, das áreas de música, artes cênicas e visuais (esta última, através de coligada AUTVIS).