Dos Novos Baianos ao pop, passando por outras referências derivadas do seu amadurecimento musical, a cantora Zabelê resume tudo isso no seu mais novo álbum “Auê” (capa acima), disponível nos aplicativos de música através da Warner Music. Este é o segundo álbum solo da artista, filha dos ícones da música Baby do Brasil e Pepeu Gomes. No mesmo dia do lançamento do projeto, que conta com diversas releituras e uma composição inédita, estreou também o videoclipe da nova roupagem para o sucesso de Pepeu Gomes “Masculino e Feminino”, gravado por ela com a participação do cantor Ney Matogrosso.
As sete faixas produzidas pelo produtor Wagner Fulco — responsável por trabalhos com Elton John, Alanis Morissette, Bob Dylan, Guns N’ Roses, entre outros — incluem ainda colaborações com Carlinhos Brown, Mestrinho, Dadi e Evandro Mesquita. Revelada no cenário musical no final dos anos 1990, com o grupo SNZ — girl band formada por ela e as irmãs Sarah Sheeva e Nãna Shara –, a cantora conta que realizar este álbum serve como uma reverência à sua história, ao berço musical a que ela pertence e a tudo que a influencia desde criança. “Aprendi muita coisa com minha família e músicos com que tive contato direto, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e o pessoal A Cor do Som. Eu participei de videoclipes e várias gravações dos meus pais. Então, tudo isso é a minha verdade. Eu fui construindo todo o meu caráter e a minha carreira musical através das minhas referências”, declara.
Mesmo com a tarefa árdua de decidir quais composições incluir na tracklist, a cantora diz que o critério era escolher, entre tantos clássicos os que estavam realmente a fim de cantar no momento. Os dois primeiros singles do projeto foram “Preta Pretinha” dos Novos Baianos — que ganhou uma releitura da cantora com Carlinhos Brown (em outubro) — e “Deusa do Amor” de Pepeu Gomes, tendo como convidado, tocando gaita, o cantor Evandro Mesquita (em novembro). Na faixa “Menino Deus” de Caetano Veloso, há as participações dos músicos Mestrinho e Dadi. O álbum é composto ainda pelas canções de Baby do Brasil “Toda Donzela” e “Telúrica” (com colaboração de Pepeu na guitarra) e “Menina do Brasil”, composição inédita de Zabelê em homenagem a seus pais.
Assista ao clipe de “Masculino e Feminino”, com Zabelê (part. Ney Matogrosso):