Entrevistas

Exaltasamba volta aos palcos

exaltasamba1

Um dos mais importantes grupos de samba/pagode de todos os tempos, o Exaltasamba voltou a se reunir neste ano. Criado em 1986, tendo à frente Péricles, Pinha, Brilhantina, Thell e Chrigor (depois substituído por Thiaguinho), o grupo reinou por 25 anos e emplacou hits como “Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”, “Tá Vendo Aquela Lua”, “Te Amo Como Nunca Amei Ninguém” e “Telegrama”. Em 2012, Péricles e Thiaguinho saíram em carreira solo e o grupo paralisou as atividades. No ano passado, Thell e Brilhantina cogitaram remontar a banda. Chamaram o percussionista Pinha, mas ele recusou o convite por estar envolvido em outros projetos. “Com a decisão tomada, procuramos o José Vicente Zima, que trabalhou diretamente com o Exalta por oito anos. Além da confiança que temos no Zima, ele conhece como poucos nossa história. E nunca se afastou do mercado do samba. Em 2014, criou o vitorioso projeto ‘Amigos do Pagode 90’, reunindo Chrigor, Salgadinho e Marcio Art”, explica Thell. Zima gostou da ideia e aceitou ajudar os dois a remontar o grupo e a cuidar do gerenciamento.

Pelo fato de serem sócios na marca Exaltasamba, Brilhantina e Thell conseguiram na Justiça o direito temporário de fazer uso da mesma, apesar da manifestação contrária dos outros proprietários – Péricles, Thiaguinho e Pinha. “Queremos resolver essa pendência da melhor maneira, para que o Thell e o Brilhantina continuem com a história do Exalta, seguindo adiante com outros integrantes. É uma continuação parecida com a do ‘Fundo de Quintal’ ou ‘Demônios da Garoa’. Da mesma forma que o Chrigor saiu em 2002 e o grupo continuou, ele deve continuar agora também”, lembraram em entrevista os advogados Marcos Varelas e Rafael Faria, que representam os dois músicos.

Com Zima integrado ao projeto e a garantia do uso da marca, a etapa seguinte foi recrutar os novos integrantes. Os escolhidos foram Jeffinho, Nego Branco e Rommero. “Minha esposa ajudou muito no trabalho de ‘recrutamento’. Ela ficava na internet pesquisando novos artistas com perfil para integrar o Exalta e encontrou um vídeo do Jeffinho, então vocalista do grupo carioca ‘Estylo de Ser’, cantando ‘Paraíso’, música romântica com a cara do nosso grupo. Já o Nego Branco é um velho conhecido da gente, cantor e compositor talentoso, que já trabalhou com Jorge Aragão e Almir Guineto”, explica Brilhantina. Tendo no currículo uma passagem pelo reality “Ídolos”, o carioca Rommero, que estava vivendo em Cascavel (CE), foi o terceiro a ser convidado, também após buscas na web.

PÉ NA PORTA

A primeira música de trabalho do novo Exaltasamba, a romântica “Pé Na Porta”, foi lançada em fevereiro. Na voz aveludada de Nego Branco, lembra os melhores momentos do grupo. A qualidade da produção sonora, assinada por Abner Vasconcellos e Ronald Marcondes, é estendida ao clipe dirigido por Silô Moreno. “Vamos contar a história deste grupo, que é referência para quem gosta de samba e pagode, dentro de uma nova receita, com três vozes – a minha, a de Jeffinho e a de Rommero”, destaca Nego Branco. “Pé Na Porta integra o EP “O Mundo Tá Girando”, que o grupo planeja lançar em breve. Ao todo serão cinco faixas: um medley com “Como Nunca Amei Ninguém” / “Me Apaixonei Pela Pessoa Errada” / “40 Graus De Amor”; “Eu Me Rendo” e “Vidro Fumê – além do primeiro single e da canção-título do EP.

No dia 20 de março, a banda fez o primeiro show da turnê “Exaltasamba 30 Anos”, no Bulls Club, em São Paulo. “Estávamos muito bem ensaiados, mas apreensivos, sem saber a reação do público. Mas quando o show começou, a agitação e o carinho da galera não deixaram dúvidas: estávamos no caminho certo”, conta Thell. O êxito foi tanto que a banda fechou outras apresentações no local. “Na verdade, estamos com shows sendo negociados em várias praças. Tenho muitos contatos, tanto do tempo em que trabalhei com o Exalta quanto por conta do ‘Amigos do Pagode 90’, cuja tour somou 120 apresentações em  dois anos”, diz Zima, que fechou parceria na área de vendas com a Talishows. “O Valter Viudes é meu amigo há 30 anos. Sua empresa é forte, tem nomes consagrados no cast como Paula Fernandes e Padre Alessandro Campos. O Valter trabalha sobretudo com eventos rurais, que contratam várias atrações. O Exalta, pelo repertório conhecido e pelo talento dessa nova formação, tem potencial de sobra para entrar na programação desses eventos”, aposta Zima.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo