Entrevistas

GRAMMY: Pelo bem da música

roberto1

No final do ano passado, nos Estados Unidos, Roberto Carlos provou mais uma vez porque é chamado de Rei. Eleito Person of the Year 2015 do Latin GRAMMY, Roberto foi homenageado com um show-tributo realizado no Mandalay Bay Resort, em Las Vegas. Várias vezes o Rei ficou visivelmente emocionado durante o show, no qual artistas latinos interpretaram alguns de seus sucessos. Numa delas, quando o colombiano Carlos Vives e a mexicana Julieta Venegas interpretaram a versão em espanhol para “O Progresso”, os olhos do Rei denunciaram sua emoção. Carlos Vives testou um pouco mais o coração do homenageado, ao afirmar, segurando Julieta pela mão: “você tem, somados, entre a Colômbia e o México, mais de 100 milhões de amigos”, afirmou ele, referindo-se ao clássico “Um Milhão De Amigos”. A platéia, obviamente, aplaudiu com entusiasmo.

Ao todo, dez canções foram interpretadas por convidados da organização do evento, com um gran finale estrelado pelo próprio homenageado. Ao invés de ícones da música com longa trajetória, optou-se sobretudo por convidados jovens, até como forma de aproximar ainda mais o cancioneiro do Rei das novas gerações. Romeo Santos (Un gato en la oscuridad), Leslie Grace e Maluma (Jesus Cristo), Seu Jorge e Ana Carolina (A distância), Alejandro Sanz (Lady Laura), o duo Jesse & Joy (A montanha), Dionne Warwick (Honestly/Falando sério), Malu e Melendi (medley de Eu te amo e Ilegal, imoral ou engorda), Paula Fernandes e a banda mexicana Camila (Proposta) e Victor Manuelle (Desahogo) completaram o time. Ao final, o próprio Roberto subiu ao palco e encerrou a noite cantando “Emoções e Um Milhão de Amigos”, esta última acompanhado por boa parte das 1300 pessoas presentes. A propósito, o presidente da LARAS, Gabriel Abaroa, afirmou na ocasião que a festa em homenagem a Roberto Carlos foi a mais concorrida considerando os 16 anos de sua realização.

No dia seguinte, no MGM Grand Arena, durante cerimônia de entrega de prêmios exibida ao vivo para vários países de língua hispânica, Roberto – que após um hiato de mais de 10 anos somente retomou às turnês internacionais em 2014 – testou mais uma vez seu prestígio. Num evento em que se apresentaram ícones como Ricky Martin, Will Smith e Alejandro Sanz, o Rei foi aplaudido várias vezes pelas 16 mil pessoas presentes, ao cantar versões em espanhol dos clássicos “Eu Te Amo”, “Proposta”, “A Distância e Um Milhão De Amigos”. Dois dias depois, ele se apresentaria novamente com êxito, desta vez no grandioso centro de eventos do Mandalay Bay Resort. Ao constatar que ainda goza de excelente prestígio junto aos profissionais e ao público latino americanos, Roberto revelou que planeja para 2016 novidades em termos de lançamentos e turnês voltadas aos países de língua hispânica.

GRAMMY FOUNDATION

Por sugestão de Roberto Carlos, a receita do show-tributo foi destinada para a Latin GRAMMY Cultural Foundation (LGCF), criada pela LARAS, entidade responsável pelo prêmio. “Esse gesto mostra a preocupação de Roberto com os jovens músicos”, afirmou Abaroa. Respeitados líderes da LARAS tomaram a iniciativa de supervisionar, financiar inicialmente e conduzir a criação da instituição, inaugurada em 2014. Manolo Díaz, conhecido executivo da indústria e membro fundador da LARAS, foi designado vice-presidente da Fundação, com responsabilidades executivas. Basicamente, a LGCF fornece bolsas de estudos em conceituadas escolas para músicos e cantores, subvenciona trabalhos de pesquisa e preservação da música latina e realiza programas educativos, como o Latin GRAMMY In the Schools (palestras de artistas e músicos em escolas).

Além de Roberto Carlos, outros nomes conhecidos já contribuíram com a entidade nesses dois anos de atividades – com doações em dinheiro ou presença física em eventos em escolas –, entre eles Enrique Iglesias, Carlos Vives, Juan Luis Guerra, Diego Torres, Juanes e grupo Calle 13. As doações em dinheiro ajudam a custear as bolsas de estudos. “Elas são oferecidas a talentosos estudantes, interessados na música latina, preferencialmente entre 18 e 24 anos de idade, que necessitem de ajuda financeira para estudar em instituições educativas de prestígio de música em nível universitário. A seleção é realizada pelo Comitê de Bolsas de Estudo sob rigorosas normas desenvolvidas pela LGCF”, explica o site da fundação. Em 2015, foram oferecidas 33 bolsas a alunos de música de países da América Latina. “Ficamos impressionados com o excepcional nível de preparação musical que nossos bolsistas demonstraram durante o processo de seleção”, afirmou Manolo Diaz. “Estamos honrados em conceder nossas primeiras bolsas para estes alunos superdotados, o que irá lhes proporcionar apoio financeiro para continuar seus estudos, perseguir seus objetivos profissionais e, finalmente, realizar seus sonhos”.

Das 33 bolsas oferecidas, sete foram conquistadas por estudantes brasileiros – Mauro Oliveira (saxofone), Rodolfo Guilherme (trompete), Rafael Abdala (baixo), Renato Alves (guitarra), Diego Pereira (bateria), Mirella Costa (canto) e Joabe Reis (trombone). Foram seis bolsas no valor de 10 mil dólares cada e uma bolsa especial para Mirella Costa estudar na renomada faculdade Berklee (Boston, EUA), no valor 100 mil dólares.

Aos 25 anos, Mirela Costa, pernambucana que vive em São José dos Campos (SP), desde cedo teve contato com a música. Aos oito anos, começou a estudar teclado. Anos mais tarde, passou a integrar grupos de música católica e a cursar, na capital paulista, a Faculdade Souza Lima (bacharelado em Música Popular, MPB e Jazz). Em 2015, antes de ser selecionada no programa de bolsistas da Latin Grammy Foundation, ela começou a gravação de um projeto ambicioso, #GrandesDivas, no qual homenageia importantes cantoras (Elis Regina, Nana Caymmi, Alcione, Leny Andrade e outras), interpretando grandes clássicos do samba gravados por elas, mas com arranjos atuais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo