Com mais de oito anos de estrada, a dupla Tony e Bryan se consolidou como uma das principais do Paraná. Ao longo desse tempo, os sertanejos se tornaram figurinhas carimbadas nas casas noturnas do estado, sempre chamando atenção pela animação, qualidade vocal e pela banda de apoio impecável. Tudo isso é fruto de um enorme zelo da dupla por tudo que envolve o que é apresentado ao público.
Nada mais natural do que, com uma base regional tão forte, Tony e Bryan decidam ampliar os horizontes. Essa virada na carreira acontece com o lançamento do novo álbum “Crime Sem Culpado”, encabeçado pelo single homônimo no qual eles dividem os vocais com Michel Teló. Lançada em dezembro, a música cumpriu seu primeiro objetivo, o de ampliar a luz sobre o trabalho da dupla. “É uma música romântica, mas com pegada moderna, sem ser melosa”, explica Bryan. “Tem um pouco de balanço, é boa pra dançar”, completa Tony.
Contar com a participação de um nome de projeção internacional, como Michel Teló, já é um fato a ser muito comemorado, principalmente para uma dupla em ascensão. Porém, o novo disco de Tony & Bryan tem outros convidados de grande relevância na música sertaneja. A dupla João Neto & Frederico aparece em Edição limitada e os irreverentes Bruninho & Davi participam da animada “Não Se Apaixona Que Eu Não Presto”.
Para a dupla, o segredo para atrair tanta gente boa no mesmo disco está na consistência do trabalho. “Antes de topar participar, Michel Teló e Bruninho & Davi fizeram uma pesquisa sobre a gente, sobre a nossa história. Um artista consagrado não põe a assinatura dele num projeto descartável. Esse filtro também será adotado por nós. Hoje, estamos buscando oportunidades, mas quando chegar o momento de gerá-las, teremos o mesmo pensamento. Não adianta apenas ajudar, tudo tem que ser feito de forma a não estragar um trabalho”, avalia Bryan.
A produção do novo álbum de Tony e Bryan ficou a cargo de Anderson Nogueira. O produtor também faz parte de um processo de mudança na sonoridade da dupla. Nos últimos meses, os sertanejos vem incluindo novos temas e arranjos em suas músicas. “Podemos dividir nossa carreira em duas fases: a primeira, apesar de dançante, era mais romântica, aquela coisa de namorinho no portão, conquista, dor de cotovelo. Então, resolvemos remodelar, pensando muito na energia dos shows. Por isso, o último EP já veio com muito mais músicas dançantes e histórias mais quentes. É um trabalho mais adulto”, explica Tony.
Apesar desse novo direcionamento, Tony e Bryan afirmam que uma característica fundamental dos seus shows continua intacta: as apresentações podem ser curtidas por pessoas de todas as idades. “Já tocamos até em festas organizadas por igrejas, que costumam atrair desde o netinho até a vovó. Montamos o show de uma forma que fique sadio, alegre. Apesar de subliminarmente algumas letras falarem sobre bebida e pegação, o jeito como cantamos e como nos comunicamos com o público não passa nada de apelativo”, diz Bryan.
Assim como garante que suas apresentações possam ser apreciadas por pessoas de diferentes faixas etárias, o duo também procura agradar públicos de gostos musicais variados. Essa capacidade de se adaptar ao local e a plateia é, por vezes, um trunfo em eventos corporativos. “Podemos fazer um espetáculo acústico, por exemplo, em lugares onde esse tipo de apresentação cabe bem. Também é importante sentir o público. Em algumas apresentações, incluímos até MPB no repertório e mais sertanejo de raiz. É importante frisar que temos uma identidade, mas nos adaptamos a qualquer tipo de evento”, afirma Tony.
SHOW DE ORGANIZAÇÃO
Seguindo o cronograma de nacionalização do trabalho, Tony e Bryan já começam a expandir sua agenda para as regiões sudeste e nordeste. Algumas cidades de Minas Gerais e Bahia já se preparam para receber a dupla ainda no primeiro semestre. Porém, no que depender do público, tudo indica que os sertanejos deverão acumular mais milhas em breve. “O interessante é que no Instagram, nossa menor base de seguidores está em Curitiba. A maior parte está em lugares como Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso, onde já temos fã-clubes. Ainda não fizemos essas regiões, mas recebemos muitos pedidos para levar nosso show. A música já chegou, só falta a gente”, brinca Bryan.
Para chegar a esses lugares, os cantores prometem uma experiência diferenciada não apenas para o público. A ideia é, antes de tudo, ser um verdadeiro parceiro do contratante, atuando em todas as etapas. “A partir do momento que o contrato for assinado, daremos todo o respaldo ao cliente em termos de divulgação e material promocional”, completa Bryan.
O interessante é que essa visão de que o negócio deverá ser bom para todas as partes começa antes mesmo da assinatura do contrato. O planejamento está sendo feito de forma que, quando a equipe comercial da dupla entrar em contato com um parceiro ou contratante, já terá em mãos uma ótima oportunidade de negócio. “Uma das formas de pesquisa das nossas datas se dará a partir do movimento das redes sociais. Com isso, teremos um feedback semanal sobre os melhores locais para a realização de um show. Na sequência, entraremos em contato com os parceiros, mostraremos nossos números e tentaremos a negociação. Enfim, para nós não funciona aquela máxima: ‘o contratante assinou, agora é problema dele’. Brincamos que não vamos vender e sim fazer shows. Nossa equipe estará ao lado do contratante, produzindo e participando. A intenção é que o risco seja zero para nosso parceiro”, diz Bryan.
FÃS DIVULGADORES
Se a relação de Tony e Bryan com os contratantes será tão próxima, por que ser diferente com os fãs? Afinal de contas, eles estão entre os principais divulgadores do trabalho de um artista. Pensando nisso, a dupla sempre fez questão de trazer o público para seu lado, colocando-o quase como parte do negócio. Um exemplo disso está na maneira como eles fazem a música chegar até as pessoas de forma espontânea. “Entendemos que nossos fãs tem um poder enorme para multiplicar o alcance do trabalho. Por isso, costumamos enviar lançamentos para as chefes de fã-clubes pelo WhatsApp. A partir daí, elas replicam para mais e mais pessoas”, comenta Tony.
Mais do que distribuir, os fãs são convidados a criar conteúdo para Tony e Bryan. No próprio site dos sertanejos, há um espaço dedicado para os representantes de fã-clubes atuarem quase como assessores dos seus ídolos. “Trata-se de um blog no qual elas escrevem ‘artigos’ e nos mandam. Nossa equipe faz a filtragem e coloca no ar. O texto vai com a foto da fã que escreveu e um breve perfil dela”, explica Tony. Os artistas também fazem questão de manter no site os trabalhos anteriores disponíveis para download gratuito.