Destaque

Musical com o melhor da música popular estreia em SP

 

Idealizado por Gustavo Nunes, com direção de Ulysses Cruz e autoria de Renata Mizrahi, “Rio Mais Brasil, o Nosso Musical” estreia nesta sexta, 3, às 21 horas, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. A proposta é mostrar um país rico em musicalidade e contrastes. O espetáculo apresenta um retrato da riqueza musical de nosso país, com músicas de todas as regiões e variados ritmos. Conta a história de um produtor e de uma diretora de cinema que decidem realizar um filme que retrate nossa gente. Ficção e realidade se mesclam no desenvolvimento do roteiro. O projeto movimenta uma seleção de elenco que atrai artistas de todas as regiões, mas o cancelamento da verba de produção pode colocar a ideia em risco.

Com direção musical de Carlos Bauzys e Daniel Rocha, o espetáculo tem no elenco, Cris Vianna (Dança dos Famosos, 2017, do Domingão do Faustão e novela A Regra do Jogo, TV Globo), Leonardo Vieira (Os Dez Mandamentos, 2016, TV Record), Danilo de Moura (protagonizou o musical Tim Maia, Vale Tudo – O Musical, 2016), Danilo Mesquita (Rock Story, 2016, TV Globo) e mais 16 atores multi-instrumentistas, selecionados entre 500 candidatos de todas as regiões do país.

“Rio Mais Brasil, o Nosso Musical” teve como base o livro O Povo Brasileiro, que o antropólogo Darcy Ribeiro lançou em 1995. “O resultado é uma obra com um olhar focado na musicalidade do país, revelando também as origens e a formação de nossa identidade”, diz Gustavo Nunes. Com uma narrativa não linear, o espetáculo se passa nos bastidores da realização de um longa-metragem. É a história de um produtor e de uma diretora de cinema na tentativa de realizar um filme documental. No meio da empreitada, porém, os realizadores se veem no dilema de desistir ou persistir.

Para o produtor Gustavo Nunes, da Turbilhão de Ideias Entretenimento, falar sobre a realidade brasileira conjugando alegria e reflexão norteou todo o processo de Rio Mais Brasil. “Queremos, por meio da arte, repensar o Brasil”, afirma. Ulysses Cruz reforça: “tratamos sobre questões atuais de maneira crítica, sob a perspectiva da esperança. A cultura brasileira mexe com o espectador porque o ajuda a compreender seu valor. Fazemos uma espécie de chamamento para quem assiste se envolver com a arte”.

“Rio Mais Brasil” tem canções com letras assinadas por Renata Mizrahi, releituras de músicas consagradas e canções representativas das cinco regiões brasileiras. O repertório passa por Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Gonzaguinha, Almir Sater, Gilberto Gil, Ary Barroso, Cazuza, Tom Zé, Aldir Blanc, Arlindo Cruz, Waldemar Henrique, Kleiton e Kledir, Dani Black, Dona Onete e A Banda mais bonita da Cidade, entre outros, que ressurgem em arranjos originais de Carlos Bauzys e Daniel Rocha. No repertório, “Ideologia” (Cazuza e Roberto Frejat), “Caçador de Mim” (Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), “Deu pra Ti” (Kleiton Ramil e Kledir Ramil), “Pagu” (Rita Lee e Zélia Duncan), “Maria Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Para Todos” (Chico Buarque).

“Rio Mais Brasil, o Nosso Musical” ficará em cartaz em São Paulo até o final de novembro, com sessões às sextas e sábados, às 21 horas, e domingos, às 19 horas.

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo