Na última semana, o Spotify ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Desses, pouco mais de 30 milhões são assinantes de planos pagos. Ao mesmo tempo, a empresa de origem sueca se tornou a start up mais valiosa do mundo, superando o Skype. De acordo com o banco de investimentos GP Bullhound, a empresa vale US$ 8,5 bilhões.
Lançado na Suécia, em 2008, o Spotify ajudou a moldar uma nova forma de consumo de música. Trata-se do maior serviço de streaming do mundo na atualidade. Para Alice Enders, analista da Enders Analysis, o cenário é positivo. “O cenário para usuários “premium” parece ficar cada vez mais desafiador, por isso, a tendência é que haja menos pessoas que façam essa opção”, diz. “O aumento do número de assinaturas como vimos no Spotify é um índice muito positivo nesse sentido”, completa.
Em março, o Spotify rompeu uma barreira simbólica, chegando em Cuba. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Daniel Ek, através de seu perfil no Twitter. “Temos 30 milhões de assinantes no Spotify, mas nenhum deles está em Cuba… ainda. Tão legal ver Cuba se abrindo”, escreveu.