Notícias

Zé Neto & Cristiano: Momento Mágico

joãonetoefrederico1
“Nossa meta é terminar 2016 com o Zé Neto & Cristiano entre as três duplas mais tocadas do Brasil”. Com essa frase, publicada na SUCESSO! nº 166 (novembro/dezembro de 2015), o empresário Wander de Oliveira deu uma ideia do otimismo causado pelos ótimos resultados alcançados até então pela dupla que há exatos dois anos assinou com a WorkShow. Com uma combinação vocal agradável e repertório com apelo popular, a dupla fechou 2015 com duas músicas na lista das 100 mais tocadas nas rádios – “Eu Ligo Pra Você” (36ª) e “Te Amo” (62ª), de acordo com levantamento da Crowley. No mesmo ano, os sertanejos viram a média mensal de shows subir de oito para mais de 16.

Claro que esses números não surgiram por acaso. Estamos falando do trabalho árduo de um dos empresários mais bem sucedidos da música sertaneja, dono da WorkShow, escritório que também gerencia as carreiras de Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Marília Mendonça e Marcos & Fernando. No projeto de Zé Neto & Cristiano, Wander ainda conta com a parceria de Toninho Santos, outro nome bem conhecido no show business, principalmente pelo seu trabalho com Cristiano Araújo.

A divisão de tarefas fica, mais ou menos, assim: Wander entra com apoio financeiro necessário à divulgação e promoção da dupla, enquanto Toninho Santos usa todo o know how para cuidar da agenda e outras questões envolvendo a carreira deles. A soma de forças deu resultado em um período muito curto. Basta dizer que antes de assinarem contrato com a WorkShow, em 2014, Zé Neto & Cristiano viviam uma fase complicada na carreira. “A situação estava bem difícil e o desânimo havia tomado conta da gente. Estávamos sem esperança, o sucesso parecia algo bem distante. Imaginávamos que nossa trajetória se resumiria a shows acústicos nos bares do interior de São Paulo”, relembra Cristiano, que havia formado a dupla com Zé Neto em 2011. Ou seja, os sertanejos comemoram cinco anos de carreira nesse ano.

A reviravolta começou após a gravação do CD e DVD “Ao Vivo Em São José do Rio Preto”, em maio de 2015. Foi desse trabalho que surgiram os dois singles já citados e o atual, “Seu Polícia”. Curiosamente, as três músicas seguem a mesma linha romântica pela qual Cristiano assume ter preferência, como ouvinte e como artista. “A essência do sertanejo sempre foi essa, a de baladas apaixonadas, que falam do dia-a-dia dos casais. Foi a partir deste estilo de música que conseguimos mostrar nosso trabalho ao público”, diz o artista.

Como manda o figurino, Zé Neto & Cristiano apresentam um repertório que vai além das canções românticas. No mesmo DVD, faixas como “Bobo Fui Eu”, “Nunca Mais Eu Bebo” e “Estamos Quites” – gravada com a participação de Henrique & Juliano – são exemplos disso. Ao falar sobre essa última faixa, Cristiano faz outra revelação. “O Zé Neto e eu pensávamos que o melhor caminho seria lançar ‘Estamos Quites’ como primeira faixa de trabalho, porque ela tem cara de hit, é dançante. O Wander sugeriu ‘Te Amo’, disse que seu feeling pedia esta música. A gente não acreditava tanto nela, já que é bem romântica e não tem aquele refrão chiclete. Mas o Wander estava certo. A música emplacou demais nas rádios e redes sociais”. E as decisões seguintes continuaram se mostrando acertadas. Sabe aquela meta do Wander de colocar os garotos entre as três duplas mais tocadas de 2016? Ainda é cedo para afirmar se isso se concretizará – mas não está longe. Ainda em fevereiro, Zé Neto & Cristiano emplacaram “Seu Polícia” na terceira posição do ranking Top Brasil Semanal, da Crowley. Vitória da dupla e de seus managers!

Apesar de já ter gerado três singles, ainda não havia uma versão física do “Ao Vivo Em São José do Rio Preto”. Num primeiro momento o trabalho ficou restrito apenas ao YouTube, gerando cerca de 100 milhões de visualizações na soma de todos os vídeos. “Eu Ligo Pra Você” lidera com 25 milhões de visualizações, seguida por “Te amo”, com 20 milhões. Depois de todo esse sucesso no digital, em fevereiro o álbum chegou ao mercado em formato físico, pela Som Livre.

Ao assinar com a gravadora, Zé Neto & Cristiano deram um passo gigantesco no que diz respeito à distribuição e divulgação do seu trabalho nas mídias do Grupo Globo. “A Som Livre agrega muito. Para começar, ela tem um dos maiores festivais do país, o Festeja. Também tem todo apoio para divulgação em mídias visuais, como os programas da emissora. A expectativa é que o trabalho apareça bem mais nesse ano”, prevê Cristiano.

CONQUISTANDO A TV

Desde o fim do ano passado, Zé Neto & Cristiano vem ganhado cada vez mais espaço nas atrações da emissora carioca. Em dezembro, eles estiveram entre os destaques do Festeja Brasil, especial de fim de ano gravado a partir do festival realizado em Cuiabá (MT), em outubro. Participaram do evento e do programa estrelas como Paula Fernandes, Bruno & Marrone, Henrique & Juliano e Jads & Jadson. Em 2016, a dupla também passou a ter passe livre em outros programas da Globo, como “Encontro Com Fátima Bernardes” e “Vídeo Show”.

Porém, a maior exposição veio com a inclusão de ZN&C na trilha da novela “Êta Mundo Bom!”, que estreou em 18 de janeiro. A dupla teve a responsabilidade de fazer uma versão para o clássico “Saudade Da Minha Terra”, de Belmonte e Amaraí. “Recebemos com muita surpresa o convite para participar da trilha da novela. Primeiro porque é um orgulho poder entrar numa trilha da Globo, depois porque desde o início da carreira costumamos cantar esse clássico, já regravado por tanta gente boa como Sergio Reis e Chitãozinho & Xororó”, comemora Cristiano. “Ainda por cima, é uma novela do Walcyr Carrasco, um dos autores mais respeitados do país, que sempre bate recordes de audiência. Sem dúvida, foi uma grande conquista, mas continuamos sonhando em colocar uma música do nosso repertório em alguma novela. Aí a felicidade será completa”, brinca o cantor.

Com temática rural, a trama de “Êta Mundo Bom!” se passa no final dos anos 40, em uma cidade do interior de São Paulo. Trata-se de uma adaptação do clássico “Cândido”, de Voltaire. Além de Zé Neto & Cristiano, a trilha da trama ainda conta com outros ídolos sertanejos como Gusttavo Lima (“Quem Vem De Longe”), Victor & Leo (“Estrada Vermelha”), Cascatinha & Inhana (“Meu Primeiro Amor”) e Sérgio Reis (“Meu Policarpo”), entre outros.

SERTANEJO PAULISTA

Assim como “Êta Mundo Bom!”, a história de Zé Neto & Cristiano está intimamente ligada ao interior de São Paulo. Ambos nasceram e foram criados na zona rural de São José do Rio Preto, cidade localizada a 440 km da capital paulista. Para Cristiano, é motivo de orgulho ser a principal dupla da região, tanto em exposição nacional quanto em êxitos nas paradas radiofônicas. “Historicamente, o interior de São Paulo sempre foi berço de duplas muito importantes, como Tonico & Tinoco, João Paulo & Daniel, Cezar & Paulinho e outras tantas. Ficamos muito felizes de ajudar a levar o sertanejo do nosso estado ao lugar de onde nunca deveria ter saído”, finaliza.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo