Desde que surgiram para o Brasil no concurso Garagem do Faustão, em 2010, Munhoz & Mariano rapidamente subiram para o primeiro escalão da música sertaneja. De lá para cá, a dupla tem se caracterizado por produzir e lançar DVDs grandiosos. Já foram três, sempre gravados a céu aberto, para multidões. O último deles, “Nunca Desista”, chegou ao mercado em setembro de 2014. Gravado no estádio Prudentão, em Presidente Prudente (SP), o projeto contou com um público de mais de 50 mil pessoas.
Para dar sequência ao êxito dos trabalhos anteriores, os sul-mato-grossenses apostam agora numa fórmula diferente. Pela primeira vez desde que se consagraram nacionalmente, eles virão com um projeto mais intimista. “Não sentimos mais a necessidade de fazer algo apoteótico, com investimento tão alto como aconteceu das outras vezes. Acreditamos que o grande público já sabe quem somos e qual é nossa proposta musical. Por isso a opção por algo mais light. Um projeto incrível, como sempre. A produção será caprichada, mas ficará em segundo plano. Desta vez o foco principal é o repertório”, adianta Mariano.
Ao optar por um trabalho desse porte, Munhoz & Mariano ainda reduzem o risco de acontecer algo como no último DVD. A gravação, que estava prevista para acontecer no fim de semana, teve que ser cancelada na última hora. Tudo já estava pronto para o show e a plateia estava em seu lugar. Porém, uma forte chuva acabou impedindo a realização da apresentação, que aconteceu dois dias depois.
Neste ano, ao planejar o novo disco, Munhoz & Mariano pensaram em debutar no estúdio. Mas pelo andar da carruagem, vem por aí outro projeto com a participação do público. “Particularmente, tenho muita vontade de fazer um CD em estúdio. Mas a identidade da dupla sempre foi o ao vivo. Estamos concebendo o disco no estúdio, mas a gravação será fora dele”, afirma Mariano. Os sertanejos estão na fase de escolha de repertório, por isso ainda existem indefinições quanto a participações, local e data de gravação. O que já se sabe é que a produção ficará a cargo do requisitado Dudu Borges. Essa será a primeira vez que os conterrâneos trabalharão juntos.
O convite para Dudu surgiu após a impossibilidade de trabalhar com outro grande produtor, Eduardo Pepato. “A gente iniciou o trabalho com o Pepato. Mas no decorrer do caminho, chegamos a um impasse: a agenda dele está bem cheia e a gente tem pouco tempo para gravar o disco. Por isso, resolvemos dar continuidade com o Dudu”, explica Mariano. “Ele é talentoso, detalhista e seu jeito de trabalhar é bem parecido com o nosso. Está sendo incrível a parceria”, comemora.
O primeiro fruto da nova parceria é o single “Amor a 3”, divulgado em abril. Com pegada irreverente, a música fala sobre uma questão bem atual: a disputa de uma pessoa pela atenção de outra que não tira os olhos do celular. “Em todo lugar que você vai, vê gente parada, olhando para o celular, checando mensagens, navegando na internet etc. Parece que nada é mais importante que esse aparelho”, diz Munhoz. “A gente acredita que o público vai se identificar muito com essa música. Todo mundo hoje é dependente do celular, todos nós estamos conectados às redes sociais, que aproximam quem está longe, mas às vezes afastam quem está perto”, completa Mariano.
DRIBLE NA CRISE
Munhoz & Mariano reforçam o coro dos que lamentam o impacto da crise econômica no mercado de shows. Para os sertanejos, o principal impacto se deu em grandes festas, que tiveram suas datas reduzidas. “Os contratantes que faziam festas de duas semanas acabaram reduzindo seus eventos. Por outro lado, o número de boas duplas continua crescendo. Mas a gente segue trabalhando muito. Existem várias formas de driblar a crise, seja fazendo shows menores ou em parcerias com outros artistas”, diz Mariano. “No caso de eventos com várias atrações, fica mais fácil a organização quando o escritório conta com mais de um nome importante no cast, como acontece com o nosso, que também tem Paula Mattos e Thiago & Graciano”, completa Munhoz.