Entrevistas

Há 70 anos na estrada, As Galvão gravam novo DVD

as galvão 1

Se é raro uma dupla chegar aos 70 anos de carreira na ativa? Põe raro nisso! Tão raro que, até hoje, somente um duo conseguiu atingir essa marca no Brasil. Trata-se de As Galvão, formada por Mary e Marilene Galvão. As irmãs, que iniciaram a carreira ainda crianças no interior de São Paulo, orgulham-se não só pelo tempo de estrada, mas também por terem feito parte de todas as fases do sertanejo.

Antes de reinar absoluto nas rádios do país, o gênero passou por muitas etapas, dificuldades e preconceito. Nos anos 1940/ 1950, quando a dupla começou a se apresentar, havia muito machismo no mercado, como elas afirmam: “Para nós, duas mulheres, era muito difícil conseguir gravar e fazer shows. A gente sempre dava um jeito de cantar nos circos, porque esse era o espaço onde artistas populares mais faziam shows. Precisávamos mostrar nosso trabalho, mas todo mundo nos olhava torto”, lembra Marilene. “Além do preconceito por sermos mulheres, havia o preconceito com a própria música sertaneja, de raiz. Diziam que era coisa da roça, coisa de caipira. Isso foi mudando com o tempo… Hoje temos orgulho de termos participado dessa desconstrução”, completa Mary.

Reverenciadas por várias gerações de artistas do gênero, As Galvão foram referência não só para as mulheres, mas também para os homens – em 70 anos, diversos artistas se espelharam no trabalho das irmãs. “Claro que ficamos muito felizes com esse tipo de coisa. No ano passado, por exemplo, encontramos com a Maiara & Maraísa num programa de TV e elas começaram a chorar quando nos viram”, revela Marilene. “Elas são ótimas! As duas, a Marília Mendonça, a Simone & Simária… Sempre estivemos a par de tudo o que acontece com o sertanejo – e agora não é diferente. Por muito tempo, sofremos com a falta de protagonismo das mulheres na música, mas hoje isso está mudando”, analisa Mary. “É bom saber que servimos de exemplo para vários artistas e que essa geração é tão talentosa quanto a nossa”, diz Marilene.

Mas, afinal, qual o segredo de todo esse sucesso e toda essa longevidade? Talento, carisma e muita alegria. “Todo mundo pergunta como conseguimos ficar na estrada por tanto tempo. Posso listar ao menos dois pontos chaves: alegria em viver a vida e respeito pela música caipira”, dispara Mary. Marilene completa: “somos companheiras, amigas, estamos sempre rindo e brincando uma com a outra. O segredo da vida é sorrir, mesmo nos momentos mais difíceis”. “Cuidar da saúde, não beber e não fumar também são adicionais, né?”, brinca Mary.

UM MARCO HISTÓRICO

Setenta anos se passaram desde que as irmãs se apresentaram pela primeira vez cantando um tango na Rádio Marcondes em Paraguaçu Paulista (SP). Desde então, As Galvão venderam milhões de discos, gravaram 26 “bolachas” (78rpm), 6 compactos, 17 LPs e 13 CDs. O registro do primeiro DVD, porém, só aconteceu no início de 2016 e está prestes a ser lançado. “Intitulado Soberanas, o DVD chegará num momento especial, para comemorar nossas sete décadas de carreira”, conta Mary. “Foi uma noite muito especial para nós, de muita alegria e emoção, e isso está bem evidente nas imagens”, completa.

A gravação, que aconteceu em uma casa de shows em São Carlos (SP), contou com a participação especial de Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Daniel, Dani & Danilo, Marciano e Guilherme & Santiago. “Foi uma confraternização. Todos que estiveram ali conosco são nossos amigos, foi muito emocionante”, relembra Marilene. Mario Campanha, responsável pela regência e produção do projeto, completa: “A casa estava cheia, com duas mil e quinhentas pessoas. E o mais bacana foi ver o público cantando junto com elas. Foi incrível”.

No repertório do DVD, programado para ser lançado ainda no primeiro semestre, grandes sucessos e relíquias da música sertaneja como Beijinho doce, Pedacinhos, No calor dos seus abraços, Chalana e Cheiro de relva. “Quando sentamos para escolher o repertório, ficamos com vontade de gravar uns dez DVDs, porque além do nosso rico cancioneiro, há muita música boa de amigos nossos, que marcaram épocas. Então reunimos nossos principais sucessos e algumas canções de terceiros”, explica Mary. O registro trará também uma música inédita – Mereço ser feliz. “Foi escrita por mim e pelo Mário”, conta Mary. “Meu nome não está aí, você viu né? Então, vocês já podem ter uma ideia de que é uma música bem romântica, falando dessa união linda deles dois”, explica Marilene.

Além do DVD, As Galvão também lançarão no dia 14 de maio o livro As soberanas, escrito pelo colecionador Maikel Monteiro. A obra relembrará algumas histórias e curiosidades de canções marcantes da dupla e analisará sua discografia. Ainda no primeiro semestre, também haverá o lançamento de um documentário (ainda sem título definido) contando a história de vida das duas irmãs. “Somos a primeira dupla a completar 70 anos de carreira, então temos que comemorar em grande estilo!”, diz, animada, Marilene, reforçando que essa comemoração se estenderá à turnê de divulgação do DVD.

Se elas continuam fazendo shows? Claro que sim. Os interessados devem fazer contato com o escritório da dupla, Mairiporã Produções, em São Paulo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo