O repertório musical de Matogrosso & Mathias dispensa comentários. A dupla, criada nos anos 70, gravou 20 álbuns e é responsável por êxitos sertanejos como De Igual pra igual, Pedaço de minha vida, Boate azul, Pele de maçã, Tentei te esquecer, Idas e voltas, Memórias, 24 horas de amor, Frente a frente e Sábado. Muitos deles viraram clássicos. Matogrosso está há pouco mais de 40 anos à frente da dupla. Desde 2009, seu sobrinho Rafael Belchior é quem responde pela segunda voz – o jovem é o terceiro Mathias a assumir o posto. A apresentação oficial do novo parceiro de Matogrosso se deu há quatro anos, no DVD Duas gerações. “Meu tio sempre foi generoso comigo, apostou em mim. No início me deu muitas dicas legais. Ele dizia: quando subir no palco, imagine que você está cantando na varanda da sua casa apenas para um grupo de amigos. Assim você ficará mais relaxado e renderá mais”, lembra Mathias, que consegue com competência cumprir a função.
Por conta da juventude de Mathias, o trabalho sonoro de M&M vem passando por reciclagens – o que acaba contribuindo para a renovação de público da dupla. Um exemplo é a gravação de Perdeu, faixa com pitadas de samba, que traz a participação de Péricles. Mas isso não quer dizer que a dupla, desde sua formação, esteve fechada a mudanças rítmicas e abordagens pontuais em suas letras. Matogrosso & Mathias começaram com ritmos tradicionais marcados pela viola (como a maravilhosa Casebre de palha), passaram pelas baladas românticas, experimentaram o estilo universitário e hoje se arriscam no chamado sertanejo pop. “O que está em voga agora é o sertanejo pop. Tem quem se incomode com o termo, mas é isso mesmo que fazemos atualmente”, diz Matogrosso. “Há duplas que começaram na mesma época que eu e acabaram caindo no esquecimento por terem ficado só nas modas de viola. É um estilo que eu amo, mas a nova safra de artistas optou por outro caminho e o público de hoje não consome mais a música de raiz como em outros tempos”, completa ele, que tem feito em média 10 shows mensais ao lado do parceiro, em praticamente todos os estados brasileiros.
HIT NAS RÁDIOS E NET
Em novembro passado, a dupla gravou em Brasília um DVD comemorativo aos 40 anos de carreira. O produto, lançado no início deste ano, conta com as participações de Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, João Carreiro e Zé Henrique & Gabriel. É um misto de sertanejo tradicional e universitário. Reúne clássicos como De igual para igual e Tentei te esquecer, regravações de outros artistas (caso de Deu medo, original de Leandro & Leonardo, e Se eu chorar, de Jorge & Mateus) e algumas gravações mais recentes, como Queda livre, Você sempre será e o atual single E aí?, que traz Gusttavo Lima como convidado. “Em dois meses, o vídeo alcançou quatro milhões de visualizações no YouTube. Pela pegada romântica e atual da canção, ela também está bem posicionada nas emissoras populares”, festeja Mathias.
Por conta disso, é provável que a faixa com Gusttavo Lima continue sendo trabalhada por um bom tempo. “Não tem como falar em sertanejo sem mencionar a dupla, uma das maiores do gênero. Matão é um mito! Foi uma honra, um privilégio fazer parte deste DVD histórico em uma noite que eu jamais vou esquecer”, disse Gusttavo no dia da gravação. M&M não definiu qual será o próximo single, mas uma das apostas é a também romântica Eu e a madrugada, clássico da dupla que no novo registro traz a participação de Bruno & Marrone.