Perto de comemorar 25 anos de carreira, sempre com seu peculiar violão, por vezes distorcido, onde mescla influências tanto do afro-samba e da bossa-nova como do blues e do rock, o cantor e compositor paulistano João Suplicy promove uma “fusão de gêneros de forma instigante”, como ele afirma. Assim é “Samblues”, projeto que será lançado em uma temporada de shows gratuitos em diferentes teatros na cidade de São Paulo. Cada espetáculo terá no palco um convidado especial representante da música paulistana, e depois, um bate papo com o artista encerra a apresentação.
Serão quatro shows, sendo o primeiro nesta sexta-feira, 29, no Teatro Arthur de Azevedo (bairro da Moóca), com a participação da cantora e compositora Loreta Colucci. No dia 1º de maio, a cantora Verônica Ferriani participa da apresentação, no Teatro Alfredo Mesquita (Santana). No dia 20/05, no Teatro Paulo Eiró (Santo Amaro), Suplicy canta ao lado do músico Jotapê. E finalmente no dia 27/05, ele divide o palco com a cantora Bruna Black, em show no Teatro Flávio Império (Cangaíba). No show Samblues, João Suplicy é acompanhado por uma banda, com a qual ele já lançou três EPs, cujas faixas entrarão num álbum full do projeto a ser lançado ainda neste ano.
Embora ambos tenham sua origem como consequência da diáspora africana, o samba e o blues são estilos bem distintos musicalmente, além de servirem de matrizes pra grande parte da música popular. No EP 1 do, projeto, algumas diferenças são abordadas na faixa autoral “Lágrimas de um Blues”, com participação de Leci Brandão, numa reflexão sobre a ausência do batuque no gênero norte-americano, enquanto a envolvente “Quando a Bahia se Mudou Pra Lá” (parceria com Mombaça) fala da origem do samba e dos seus infinitos desdobramentos. Completam esse EP as músicas “O Tambor”, “Mulher”, “Sambluseando”, todas de João, e uma versão para “As Rosas não Falam” (Cartola).
No Vol. 2, estão “Água de Beber” (Tom Jobim, Vinicius de Moraes), “Disritmia” (Martinho da Vila) e por último, a autoral Tem Gente, que será lançada em maio nas plataformas. O Vol.3 sairá no meio de 2022, com outras quatro faixas inéditas. A proposta é encerrar com o álbum completo SAMBLUES, formado pelos três EPs e mais uma faixa inédita, no segundo semestre de 2022.
Além dos shows do projeto “Samblues”, João Suplicy mantém outros em paralelo, incluindo o festejado “Brothers Of Blues”, ao lado do irmão Supla. No próximo dia 3 de junho, eles se apresentarão no Blue Note, em São Paulo.
Assista João Suplicy cantando o clássico “Água de Beber”, do projeto “Samblues”: