Entrevistas

Novo desafio: Paraná em carreira solo

paraná 1

No início deste ano o mercado sertanejo se surpreendeu com a notícia da morte de Chico Rey, cantor que há 35 anos fazia dupla com o irmão Paraná. Nos últimos tempos, o músico vinha enfrentando um grave e crônico problema renal. Por conta disso, ficou impedido de comparecer a algumas apresentações, sendo substituído pelo irmão mais novo da dupla, Daniel Muller. Com a morte de Chico Rey, Paraná resolveu lançar-se em carreira solo. Toninho Lopes, que há 21 anos empresaria a dupla, fala a respeito: “tomamos a decisão em conjunto. O Paraná sempre me deu esta liberdade e entende que o bom trabalho é sempre resultado de uma equipe afinada. Acreditamos que o caminho de cantar sozinho é o mais acertado”.

O artista completa: “durante este ano, os shows serão uma grande homenagem ao meu irmão, por isso pretendo priorizar o repertório que fizemos juntos, com todos os grandes sucessos de Chico Rey e Paraná – com uma nova roupagem, que valoriza o trabalho solo. Estamos rearranjando algumas músicas e trabalhando um novo repertório, mas os grandes sucessos da dupla estarão sempre no setlist – entre eles, Quem será seu outro amor?, Canarinho prisioneiro, Um degrau na escada, Tranca a porta e me beija, Amor rebelde, Você não sabe amar e Alma transparente”.

No show em homenagem a Chico Rey, Paraná cita o irmão várias vezes e chega a se emocionar. Em alguns momentos da apresentação, são projetadas num telão imagens dos maiores momentos da dupla, desde o início em 1981 até o final de 2015. “Quero mostrar que o Chico, de alguma forma, sempre estará comigo”, afirma Paraná, que conta com a participação do caçula da família fazendo a segunda voz em algumas faixas. “Muitas pessoas acharam que o Daniel ficaria no lugar do Chico Rey e que seria o segunda voz oficial. Ele está me ajudando muito nos shows, mas meu único parceiro sempre foi o Chico Rey. Depois que ele partiu, a carreira solo sempre foi a única opção pra mim”, explica.

Toninho Lopes vem trabalhando bastante na promoção da nova fase de Paraná. “A primeira atitude foi colocar a nova turnê na estrada. Em breve lançaremos o site do Paraná, que será mais uma ferramenta de interatividade com os fãs. Os contratantes já estão fechando shows solo e a agenda para 2016 está movimentada, considerando a situação de instabilidade do Brasil. Estamos realizando apresentações em grandes festas e casas conceituadas de todo país. Em abril, levamos a turnê para Aparecida do Taboado, num dos maiores rodeios do Brasil, e fizemos um grande show no Atlanta Music Hall, em Goiânia. Em paralelo, estamos fazendo alguns programas de TV para deixar clara nossa nova proposta de trabalho. E incrementando a presença do artista nas redes sociais como forma de interagir com nosso público”, explica o manager, que também agencia a carreira da dupla Ney & Nando.

CD INÉDITO

Antes de morrer, Chico Rey finalizou um CD com Paraná. Intitulado Minha inspiração, foi lançado poucos dias após a morte do artista, pela gravadora Aguia Music. São 14 faixas, com produção de Edinho Souza e Marcelo Voninho. “O CD reúne basicamente faixas inéditas. Amo até seus defeitos e Foi pra não chorar já estão sendo tocadas nas rádios e na internet. E, claro, estão no meu novo show”, explica Paraná. Ele adianta que já está envolvido na produção de material inédito. “Estou trabalhando em algumas regravações de sucessos da dupla e em músicas inéditas. A produção e arranjos estão a cargo de Grillo e Rodrigo Rocha”, explica o artista, que resolveu incluir no álbum uma versão solo para a radiofônica Foi pra não chorar.

Paraná e seu manager pretendem priorizar os trabalhos de promoção nos estados onde a dupla alcançou maior popularidade, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, fazendo uso tanto das mídias tradicionais como de ferramentas digitais. “O modo de se fazer música e de apresentá-la ao público mudou muito ao longo dos anos. Mesmo sabendo que faço parte de um gênero que é lider em execução, venda de produtos e de shows, sei que preciso me reinventar a cada dia para ampliar e renovar a audiência”, afirma Paraná.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo