Destaque

UBC divulga relatório de atividades de 2018

marcelo castello branco

Uma das sete associações de autores que compõem o Ecad, a UBC divulgou hoje seu relatório anual, referente a 2018. Dadas as turbulências políticas e econômicas do ano que passou, os resultados podem ser considerados positivos.

De acordo com o documento, em termos de valores distribuídos, o biênio 2017-2018 teve crescimento de 62% em relação a 2015-2016 – só no ano passado, foram repassados R$ 524,3 milhões a mais de 186 mil titulares do país e do exterior. Outro ponto importante registrado em 2018: a base de associados da UBC teve alta de 14% em relação ao ano anterior, superando 29 mil.

Considerando a arrecadação total do Ecad no ano – R$ 1,105 bilhão –, a UBC respondeu por 57% dos valores distribuídos pelo escritório. “Esses números reiteram nossa hegemonia entre as sociedades de gestão coletiva de direitos autorais musicais no país”, afirma o diretor-executivo, Marcelo Castello Branco

Alguns segmentos de arrecadação, como Cinema (alta de 504% em relação a 2017), refletem os importantes acordos celebrados, por exemplo, com a Abraplex, a associação que reúne as principais redes de cinemas multiplex nacionais. Outros acordos foram firmados com Amazon Video, Facebook, Google Play Music e Tim Music by Deezer, alavancando o segmento digital, cujo crescimento foi de 49% em 12 meses. Por outro lado, mais uma vez os segmentos de televisão (aberta e paga) e rádio se destacaram nas planilhas, com 53,7% do total distribuído.

Além de anunciar os números de 2018, a UBC elencou outros feitos e iniciativas envolvendo seus associados e o mercado em geral. “Com apostas cada vez mais avançadas no desenvolvimento das carreiras de seus associados, nós lançamos ferramentas como o Cadastro de Fonograma Online, através do Portal do Associado; estreamos cursos como “Copyright: História, Cultura, Indústria”, em associação com a portuguesa SPA e com versões em castelhano e português; publicamos mais uma versão do relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, detalhando a participação feminina no mercado musical e apontando para caminhos que levem a mais igualdade de gênero; e realizamos, em parceria com a australiana APRA, a primeira edição sul-americana do famoso acampamento de criação SongHubs, em São Paulo”, informa o press-release enviado à imprensa.

“Esses dados todos são a fotografia de outro ano desafiador, mas positivo, com resultados concretos e dimensionados principalmente nas áreas digital e do audiovisual”, afirma Castello Branco, que promete um mergulho intensificado no desenvolvimento de carreira dos filiados da associação, traduzido, por exemplo, no recém-lançado Projeto Impulso. “Serviço, formação, informação e tecnologia. São estes os pilares da nova UBC, que continua a crescer com a ambição responsável de valorizar cada titular por sua particularidade e suas potencialidades. As pessoas importam mais que as ferramentas, e a nossa imersão na tecnologia leva em consideração essa verdade”, conclui o diretor executivo.

Acesse o relatório de 2018 da UBC:

Clique para comentar