Como ocorre desde 1974, a Rede Globo acaba de confirmar para 22 de dezembro, às 22h30, a exibição de mais uma edição do Especial Roberto Carlos, no qual o cantor brasileiro mais popular de todos os tempos apresenta seus hits, alguns deles ao lado de convidados. Mesmo sem estar lançando músicas de sucesso há pelo menos duas décadas — neste período, a única que se destacou de verdade, tanto no Brasil quanto na América Latina, foi “Esse Cara Sou Eu”, composta para ser tema da novela “Salve Jorge”, da emissora –, Roberto consegue manter boa audiência cantando os chamados “clássicos de sempre”, como “Emoções” e “Detalhes”.
Como de costume, o Rei receberá no palco (provavelmente do Qualistage, na zona oeste do Rio) nomes que se destacaram ao longo deste e dos anos anteriores, entre eles o humorista Paulo Vieira. Roberto, em geral, gosta de seguir scripts à risca, o que nem sempre acontece com Paulo, que adora improvisar. Mas como o programa será gravado (dia 29 deste mês), essa questão que poderia preocupar o veterano cantor será resolvida (se for o caso) na ilha de edição. No palco, além da companhia de sua orquestra sob a regência do maestro Eduardo Lages, Roberto Carlos vai cantar diferentes estilos ao lado de Fábio Jr., Mumuzinho e de nomes que pela primeira vez farão duetos com ele — as cantoras Luísa Sonza e Ana Castela (artista feminina mais badalada do momento) e o cantor Jão. A direção geral será de Angélica Campos, com a supervisão de Boninho.
Vale lembrar que Roberto está com 82 anos e, embora com muita saúde e disposição para trabalhar, a Rede Globo vem avaliando a possibilidade de encerrar o projeto, sobretudo porque o Rei não renova seu público há décadas (é raro em seus shows a presença de pessoas com menos de 45 anos). A presença de convidados da nova geração nos especiais de fim de ano serve justamente para conectar o cantor e seu programa ao público mais jovem. Em 2019, chegou a ser cogitado a retirada do programa da grade da emissora, depois, aventou-se a possibilidade de Luan Santana passar a estrelar a atração de fim de ano da emissora, mas por enquanto tudo permanece como começou, em 1974. Ao mesmo até a edição deste ano, o especial ainda tem o nome de Roberto Carlos.